PL cria Campanha de Educação Digital no Estado


06/07/2017 19:21 | Da assessoria do deputado Edson Giriboni

Compartilhar:

Projeto de Lei 549/2017<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2017/fg205082.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edson Giriboni apresentou Projeto de Lei 549/2017 na Assembleia Legislativa propondo a criação de uma campanha de Educação Digital no Estado, com o objetivo de ensinar a população sobre o uso das mídias sociais. "Houve um aumento extraordinário do número de pessoas que utilizam sites, blogs, facebook, whatsapp e outros meios, que sem uma orientação adequada podem prejudicar outros e a si mesmos, ainda que involuntariamente", disse o parlamentar. De acordo com a proposta, o governo estadual deve promover a divulgação dessa campanha nos próprios meios digitais, assim como nas mídias tradicionais. "No artigo 26 do Marco Civil da Internet está definido que é obrigação do Estado oferecer educação para o uso responsável da internet, esse instrumento fundamental para o exercício da cidadania, a promoção da cultura e o desenvolvimento tecnológico", lembrou o deputado.

Na justifica do projeto, Giriboni explica que nos dias de hoje é muito comum algumas pessoas usarem as mídias sociais para expor a privacidade alheia, causando inúmeros prejuízos, às vezes irreversíveis, de ordem moral e cívica. Também citou que estudos chegaram à conclusão de que o uso generalizado das mídias sociais, principalmente o facebook e o twitter, estão sendo usados para manipular a opinião pública, como no caso das últimas eleições presidenciais americanas.

alesp