Coalizão internacional para combater o trabalho escravo


19/07/2017 17:28 | Da assessoria do deputado Carlos Bezerra Jr.

Compartilhar:

Carlos Bezerra durante palestra, em Nova York<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2017/fg205463.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Carlos Bezerra Jr. foi o palestrante dos encontros realizados em Nova York pela ONU e pela Universidade das Nações Unidas. Ele falou em duas ocasiões. Na primeira delas, o tema foi "Como construir e sustentar uma coalizão política". O deputado usou como metáfora a matriosca, ou boneca russa, para abordar os diferentes consensos e interesses existentes em nossa sociedade e o papel de cada grupo para a criação de políticas de combate ao trabalho escravo.

Nas camadas da matriosca estavam dispostos os seguintes grupos: legisladores, profissionais do direito, ONGs, governo, mídia e público em geral. "Como legislador, meu papel é mediar essas diferentes camadas de consenso e suas profundas tensões", afirmou. "Mas uma coalizão política contra o trabalho escravo não é suficiente para acabar com as desigualdades no meu país, e nem em outras partes do mundo. Devemos construir uma coalizão contra a pobreza e a desigualdade socioeconômica", completou.

A proposta de uma ampla coalizão internacional foi bem acolhida por diversas lideranças, pesquisadores e ativistas de direitos humanos presentes no encontro.

Na segunda reunião, Bezerra Jr falou sobre as formas para interromper os fluxos financeiros provenientes da escravidão moderna.

alesp