Falta de medicamentos e vacinas em UBS de Votorantim


20/07/2017 17:09 | Da assessoria do deputado Raul Marcelo

Compartilhar:

Da assessoria<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2017/fg205510.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O mandato do deputado Raul Marcelo pediu esclarecimentos ao Departamento Regional de Saúde (unidade 16 de Sorocaba) sobre a falta de medicamentos e de vacinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Ambulatório de Especialidades em Votorantim. São elas: antitetânica, meningocócica C, pentavalente, pneumocócica e rotavírus. A ausência dessas vacinas e remédios foi relatada por moradores votorantinenses que utilizam a rede pública de saúde.

Em contato com a Vigilância Epidemiológica de Votorantim, das cinco vacinas mencionadas pela população, foi informado que há falta de apenas duas, que são: pentavalente e meningocócica C. Segundo o órgão municipal, no que diz respeito à pentavalente, a ausência é em nível federal e por isso não está sendo distribuída para o Estado de São Paulo. Em relação à meningocócica C, houve recolhimento de parte do quantitativo recebido pelo município a pedido do laboratório de fabricação. Nos dois casos, a Vigilância aguarda a reposição das vacinas. A resposta sobre os medicamentos ainda não foi encaminhada ao mandato.

O mandato questionou o Departamento Regional de Saúde (unidade 16 de Sorocaba) a respeito das cinco vacinas, bem como a falta dos medicamentos (fluoxetina, polaramine, sertralina, Ad-Til, metronidazol,calcitriol, simeticona, Noex e prednisolona).

alesp