Especialista da Universidade de Coimbra apresenta palestra na Alesp


02/08/2017 17:05 | Léo Martins - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Isabel Maria Freitas Valente e Leonardo Quintiliano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg206003.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Isabel Maria Freitas Valente e Leonardo Quintiliano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg206009.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A professora Isabel Maria Freitas Valente, doutora em Altos Estudos Contemporâneos e mestra em Estudos Europeus pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, apresentou uma palestra nesta quarta-feira (2/8), na Assembleia Legislativa. Com o tema "Questões em torno da Constituição Europeia: Cidadania Europeia e Direitos Fundamentais", levantaram-se diversos assuntos a respeito da União Europeia.

"No século XIX, a Europa não teve um dia de paz. O século seguinte foi marcado por duas guerras mundiais, e desde então são 60 anos de paz. Isso é um feito histórico", declarou a professora, esclarecendo que paz não é ausência de guerra.

A palestra foi promovida pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP), órgão da Alesp responsável por oferecer cursos gratuitos abertos a todos os cidadãos. As atividades abordam diversos temas e incluem ciclos de debates, seminários, palestras e outros eventos.

O diretor executivo do Instituto, Leonardo Quintiliano, presidiu a palestra e afirmou que pretende firmar parcerias com a Universidade de Coimbra para oferecer outros cursos semelhantes.

A próxima palestra do ILP está marcada para o dia 23/8, às 14h30, com o tema: "Acessibilidade, Sustentabilidade e Inclusão na Administração Pública", e será ministrada pelo advogado Marcos Weiss Bliacheris.

Estiveram presentes, além dos citados, a doutora e mestra em Direito pela PUC/SP, Maria Cristina Teixeira, e a doutora e mestra em Direito pela USP, Irineia Maria Braz Pereira Senise.

alesp