Obras de interligação Jaguari-Atibainha


04/08/2017 16:12 | Da assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Obras de interligação das bacias Cantareira e Paraíba do Sul<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg206119.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos realizou, na segunda-feira (24/7), a escavação dos últimos três metros de rocha que separavam as frentes de trabalho das obras de interligação das bacias hidrográficas do Cantareira e Paraíba do Sul. A iniciativa deverá resultar em mais segurança hídrica à Região Metropolitana de São Paulo e ao Vale do Paraíba.

A escavação é uma das etapas mais complexas da interligação, principalmente por conta das dimensões do túnel: são 6,4 quilômetros de extensão, cinco metros de altura e quatro metros de largura, numa seção de 20 metros quadrados. Quando concluído, permitirá transportar o equivalente ao volume de água de uma piscina olímpica em apenas cinco minutos.

"A escavação ocorreu no trecho noroeste do túnel, na represa Atibainha, parte do sistema Cantareira, em Nazaré Paulista. Já o trecho sudeste fica mais próximo da represa Jaguari, entre os municípios de Igaratá e Santa Isabel", disse o deputado Edmir Chedid - um dos apoiadores deste projeto, que teve início em 2016.

"Este trabalho realizado pelo Estado é necessário para vencer uma barreira geográfica de quase 260 metros de altura, a serra do Ribeirão Acima", finalizou.

alesp