Alesp discute projetos voltados para saúde pública


04/08/2017 18:30 | Léo Martins

Compartilhar:

Alesp discute projetos voltados para saúde pública <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg206123.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Boas iniciativas são as melhores formas de atacar as dificuldades em saúde pública. E neste dia 5/8, data em que é celebrado o Dia Nacional da Saúde, haverá, em todo país, mutirões e ações sociais para conscientizar a população sobre a importância da prevenção.

Neste ano a Assembleia Legislativa apresentou alguns projetos de lei relativos à saúde. Uma proposta do deputado Cezinha de Madureira (DEM), promove a criação de um aplicativo de celular para a marcação de consultas e exames, na rede pública estadual de saúde (Projeto de Lei 318/2017). Para ele, a tecnologia é uma grande aliada para a melhora da saúde no Brasil. "Os usuários enfrentam filas e mais filas para marcar consultas e exames. Com o aplicativo isso será possível pelo próprio celular", disse o deputado, presidente da Comissão de Saúde da Alesp.

O deputado Gil Lancaster (DEM) propôs a criação de uma "Central de Apoio ao Idoso", pois acredita que a solidão é uma das principais causas para que eles fiquem doentes. "Ela influencia na saúde cerebral de uma forma muito similar ao do estresse, provocando uma resposta negativa no sistema endócrino e imunitário" (Projeto de Lei 166/2017), disse.

Outro projeto do deputado Lancaster visa a obrigar que planos de saúde autorizem em até 24 horas, no caso dos mais velhos, exames que exijam análise prévia. "Essa espera pode gerar uma série de riscos (Projeto de Lei 637/17). Em várias situações, os usuários dos planos têm de recorrer a demandas judiciais para garantir seus direitos e evitar maiores danos à saúde. Os idosos têm sido as maiores vitimas de atitudes abusivas por partes das empresas, especialmente no tocante ao aumento excessivo de mensalidades", declarou.

A qualidade de vida é indispensável para o bem estar das pessoas, e está intimamente ligada a uma rotina saudável.

alesp