Assembleia promove discussão sobre produção e cultivo de vinho no Estado
O Estado de São Paulo consome 90% do vinho produzido no Brasil e 70% do vinho importado para o país. De olho nesse mercado e com o objetivo de fomentar o setor que cultiva as vinhas e produz os vinhos, a Alesp promoveu discussão para apoiar a vitivinicultura.
Segundo o deputado Roberto Morais (PPS), que coordenou os trabalhos, são 70 municípios no Estado que plantam uvas para produzir suco e vinho. "Precisamos ampliar a rede produtiva e gerar mais emprego e renda no Estado, pois há um potencial muito grande."
O vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio França, reforçou a necessidade de popularizar a bebida para que a atividade torne-se uma alternativa econômica no Brasil, como ocorre na Europa. "Precisamos ter vinhos de qualidade a um bom preço, como ocorre em outros países", afirmou.
O senador da Itália, Fausto Longo, falou sobre um protocolo firmado com o seu país para promover o desenvolvimento da vitivinicultura em São Paulo. "Os italianos passarão o conhecimento e colaborarão com os paulistas. Além de nova alternativa econômica e geração de empregos, o desenvolvimento da vitivinicultura possibilitará que as famílias permaneçam no campo."
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Cauê Macris (PSDB), lembrou que o Estado de São Paulo criou o primeiro curso técnico de Viticultura e Tecnologia, na Etec de Jundiaí. "Além de ser um grande produtor de vinhos de qualidade, São Paulo inovou e qualificará profissionais para ajudar neste processo de expansão da produção de suco de uva e vinho em nosso Estado", declarou.
Solo propício ao plantio de uva
De acordo com a Embrapa, 98% do território paulista é propício ao plantio de uva.
A cadeia produtiva da uva é extremamente ampla, não correspondendo apenas à produção de vinho. No exterior, da uva são extraídos pigmentos, corantes e essências para sorvetes, bolos e gomas de mascar - e produção de cosméticos. Além do vinho, mais de 20 bebidas têm origem na uva, como a grappa, o conhaque e o pisco, e de cada 10 sucos consumidos no mundo, 6 são de uva.
A estimativa de produção de uvas no Brasil para 2017 é de 1,3 milhões de toneladas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Supondo que a produção total de uvas seja processada, cerca de 390 mil toneladas de subprodutos serão gerados somente no Brasil esse ano, a maioria descartada sem qualquer tipo de tratamento, causando um grande impacto ambiental.
Compareceram ao evento, além dos citados, o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Arnaldo Jardim; o prefeito de Jundiaí, Luis Fernando Machado; os deputados Chico Sardelli (PV), Davi Zaia e Vitor Sapienza (ambos do PPS); prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, produtores de vinhos, pesquisadores, associações de viticultores e de sommeliers e sindicatos do setor agrícola de várias cidades paulistas; integrantes do Centro Paula Souza e da secretaria da Fazenda do Estado; e representantes do setor de agronegócios e de bancos.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações