Pedido para evitar fechamento de pronto-socorro em Ribeirão Preto


10/08/2017 17:55 | Da assessoria da deputada Marcia Lia

Compartilhar:

Manifestação da população contra o fechamento do pronto-socorro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg206430.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Marcia Lia quer evitar o fechamento da Unidade Básica de Desenvolvimento em Saúde (UBDS) Central de Ribeirão Preto. A unidade, que funciona como pronto atendimento, será fechada para que o prédio seja utilizado pelo Estado para a instalação do Ambulatório Médico de Especialidades (AME).

"O fechamento dessa unidade de pronto-socorro prejudicará mais de 220 mil pessoas que moram no entorno. São feitos ali cerca de mil atendimentos por dia. Com o fechamento da unidade esses pacientes terão de recorrer a dois ônibus para chegar até o pronto-socorro mais próximo", observa a deputada Marcia Lia.

A parlamentar protocolou na terça-feira (8/8) indicação ao governo do Estado solicitando realização de estudos técnicos e financeiros para evitar o fechamento do pronto-socorro.

A justificativa do município e do Estado para a instalação do AME no local é que o ambulatório ajudaria a diminuir filas de espera por especialistas que duram meses e até anos.

"Não há dúvidas quanto à necessidade de implantação de um AME em Ribeirão Preto, mas entendemos que isso não deve ser feito em prejuízo ao Pronto-Socorro Central, seus pacientes e funcionários. Acredito ainda que a opinião da população precisa ser levada em consideração, precisa ser ouvida, e para isso nada melhor que um estudo técnico da questão", observa a deputada.

alesp