Reunião com presidente do TJ para tratar dos conciliadores judiciais


16/08/2017 17:35 | Da assessoria da deputada Rita Passos

Compartilhar:

Rita Passos (à esq.), ao lado de Paulo Dimas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg206743.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Rita Passos esteve em audiência com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Paulo Dimas, para tratar sobre os conciliadores/mediadores judiciais, que desenvolvem a função sem qualquer remuneração financeira. A audiência foi realizada no dia 1/8.

Os conciliadores/mediadores são pessoas da sociedade aptas a facilitar a negociação de conflitos em processos judiciais e extrajudiciais. Rita Passos apoia a categoria e afirma que ela precisa ser valorizada na sociedade. "Os conciliadores/mediadores auxiliam as partes envolvidas num conflito a buscar por meio do diálogo de forma justa e amigável a solução para um problema", afirmou a deputada. Lembrando ainda que a atuação destes agentes auxilia o andamento de processos judiciais.

Durante a reunião, o presidente do TJ concordou com a parlamentar que a categoria precisa ser remunerada e eles conversaram sobre a apresentação de proposta orçamentária para favorecer os conciliadores/mediadores e também sobre a elaboração de um novo projeto de lei que atenda financeiramente a essa categoria. Rita Passos também combinou com o desembargador Paulo Dimas que apresentará, no final do ano, emendas ao Orçamento 2018 para que o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo possa atender a essa demanda.

alesp