Alesp realiza seminário sobre expansão de tevês e rádios legislativas pelo país


22/08/2017 20:36 | Da Redação - Foto: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Mesa condutora dos trabalhos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207047.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207048.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Seminário Legislativo de Rádio e TV Digital<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207061.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Seminário Legislativo de Rádio e TV Digital<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207062.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Seminário Legislativo de Rádio e TV Digital<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207049.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Seminário Legislativo de Rádio e TV Digital<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207050.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Seminário Legislativo de Rádio e TV Digital<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207063.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia promoveu um seminário, nesta terça-feira (22/8), a fim de trocar experiências entre as emissoras legislativas de todo o Brasil. O encontro é fruto de uma parceria da Alesp com a Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral) e a Câmara dos Deputados.

Para o diretor de Comunicação da Alesp, Matheus Perez Granato, os meios de comunicação legislativos têm informação personalizada para transmitir à população. "No dia a dia são aprovados diversos projetos que interferem diretamente na vida das pessoas. Nosso desafio é tornar acessível para a sociedade o que ocorre na Casa Legislativa." Ele afirma que o desafio no Estado de São Paulo é reunir a rede legislativa para que todos andem em um caminho único.

O Ministério das Comunicações considera a expansão da rede de rádios e tevês legislativas um meio para que a população mantenha-se atualizada sobre as atividades dentro das câmaras municipais, assembleias legislativas, Câmara e Senado Federal. "Com os acontecimentos políticos recentes aumentou o apelo da população para saber o que acontece em tempo real com os políticos que elegeu", declarou o coordenador do ministério, Rodrigo Gebrim.

Gebrim explicou que o processo de expansão da rede legislativa encontra barreiras físicas. "Os canais fazem parte do espectro de radiodifusão, que é finito. Em alguns locais não conseguimos expandir da forma que gostaríamos. Com a migração da tevê analógica para as digitais surge a possibilidade de abertura de outros canais para manter a expansão."

A Astral, criada em 2003, representa e incentiva a criação de novos veículos de comunicação do Poder Legislativo nas esferas municipal, estadual e federal. O presidente da associação, Wanderley Oliveira, explicou que a maior parte das parcerias feitas pela instituição ocorre nas câmaras municipais do interior paulista. "A ideia é ampliar as parcerias. São Paulo é referência nacional na área de comunicações e, por isso, quisemos promover este evento aqui. Inclusive, a partir deste seminário, a rádio e tevê Senado decidiram voltar para a Astral", disse.

Atualmente há mais de 800 pedidos de criação de rádios e TVs legislativas no país.

O Seminário Legislativo de Rádio e TV Digital acontece até a próxima quarta-feira (23/8), no Auditório Teotônio Vilela da Alesp.





Confira a programação desta quarta-feira (23/8)



9h - A Política de Comunicação e a Rede Legislativa.

Palestrante: Ministro da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações ou seu Representante.



9h30 - Desenho animado na TV Legislativa - Bob Zoom.

Palestrante: Marcos Freire Mello



10h - Soluções de closed caption.

Palestrante: Fabrízio Reis (Engenheiro de Telecomunicações TV Câmara Jundiaí)



11h - Grade de programação compar­tilhada na Rede de Rádios Legislativas.

Palestrante: Marcelo Malacrida (Diretor Técnico da Astral e Diretor de Comunicação da Câmara Municipal de Bauru/SP) e Evelin Maciel (Diretora da Coordenação da Rede Legislativa - Câmara dos Deputados)



11h30 - Case da Rádio ALMT.

Expositor: Wanderley Oliveira (Superintendente da TV AL-MT e Presidente da Astral)



12h30 - Almoço - Restaurante da ALESP.

Observação: Será cobrado o valor de R$ 33,00 por participante.

Os interessados deverão confirmar sua presença no almoço por meio do e-mail gerencia@astralbrasil.org.



14h - Visita à Feira de Produtos e Serviços da SET EXPO 2017.

O credenciamento para a Feira de Produtos e Serviços é gratuito e pode ser feito a qualquer tempo no site www.setexpo.com.br. O registro é individual.

alesp