Comissão aborda incidentes ambientais na Baixada Santista


22/08/2017 16:47 | Larissa Leão - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Reunião da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207073.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Correa Jr.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207075.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vitor Vitório<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207076.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O secretário municipal de Meio Ambiente de São Vicente, Vitor Vitório, apresentou nesta terça-feira (22/8) aos parlamentares da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais da Alesp três incidentes recentes enfrentados pela Baixada Santista: o despejo de 47 contêineres no mar, o abandono de 115 cilindros de gases tóxicos e o vazamento de 12 mil litros de óleo no lençol freático.

Os incidentes ocorreram em agosto deste ano e atingiram nove municípios. O secretário destacou que, até o momento, não recebeu informações oficiais discriminando o conteúdo dos contêineres. "Três deles já foram encontrados; os demais estão flutuando ou afundados no mar. É um risco ao ecossistema marinho e à navegação", afirmou.

Sobre o abandono dos cilindros e o vazamento de óleo, o secretário informou que os danos ambientais estão controlados e que é preciso analisar a melhor forma de eliminá-los.

O presidente da comissão, deputado Paulo Correa Jr (PEN), destacou a necessidade de discutir o tema. "Esses acidentes estão prejudicando o meio ambiente e é preciso que alguma medida seja tomada". Os deputados da comissão concordaram que seja convocada uma reunião extraordinária na próxima semana para aprofundar a questão em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente.

Audiência pública

Na mesma ocasião foi aprovado requerimento do deputado Carlos Neder (PT) solicitando uma audiência pública com o tema Regularização Fundiária. O objetivo é esclarecer os processos referentes aos assentamentos e às propostas de desenvolvimento social no município de Riversul. A data para a audiência não foi definida.

Estiveram presentes na reunião, além do presidente, os deputados Carlos Neder e Luiz Turco (ambos do PT), Coronel Telhada e Hélio Nishimoto (ambos do PSDB), Clélia Gomes (PHS), Davi Zaia (PPS), Edmir Chedid (DEM), Junior Aprillanti (PSB), Márcio Carmargo (PSC) e Marta Costa (PSD),

alesp