Secretário da Administração Penitenciária é convidado para prestar informações na Assembleia


24/08/2017 17:34 | Léo Martins - Foto: Raphael Montanaro

Compartilhar:

Carlos Bezerra Jr preside comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207168.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Bezerra Jr preside comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207204.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Bezerra Jr<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207165.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados na reunião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207167.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados na reunião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207216.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, Cidadania e Questões Sociais da Alesp aprovou um requerimento, nesta quinta-feira (24/8), para convidar o secretário de Administração Pública Penitenciária do Estado, Lourival Gomes, a esclarecer o aumento de suicídios dos agentes penitenciários.

O secretário deverá explicar o que está sendo feito em relação à saúde dos agentes, já que quatro funcionários cometeram suicídio entre o período de 03 de julho e 02 de agosto desse ano.

De acordo com o deputado Coronel Telhada, a situação é grave. "Sabemos da pressão e do terror que é para esses funcionários trabalhar em uma instituição penitenciária, nós queremos saber se está havendo algum acompanhamento ou tratamento psicológico para esses agentes", disse.

Telhada lembrou-se da época em que a Polícia Militar teve um índice de suicídios muito alto, e comentou a importância da comissão nesse assunto. "É o local adequado para debatermos isso e propor algo, caso não esteja ocorrendo nenhum acompanhamento. Visar o bem estar do agente penitenciário é muito importante para que ele possa trabalhar e tratar bem as pessoas que estão lá retidas", concluiu.

Existem 85 penitenciárias em todo o Estado, sendo 74 masculinas e nove femininas.

A comissão foi presidida pelo deputado Carlos Bezerra Jr. (PSDB), e estiveram presentes à reunião, os deputados Adilson Rossi (PSB), André Soares (DEM), João Paulo Rillo (PT) e Marta Costa (PSD).

alesp