Alesp aprova política estadual para população em situação de rua


28/08/2017 18:07 | Da Redação

Compartilhar:

Projeto de Lei prevê política estadual para população em situação de rua<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207366.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Pessoas em pobreza extrema e que não possuem moradia regular passarão a contar com uma política estadual para população em situação de rua: é o que prevê o Projeto de Lei 560/2016, aprovado na terça-feira (22/8) pelo Plenário da Assembleia Legislativa. Para tornar-se lei, a proposta depende da sanção do governador Geraldo Alckmin.

Dentre os princípios da política estão a igualdade, o respeito ao ser humano e à cidadania, a erradicação de violência e o combate à discriminação das populações em situação de rua.

O PL, de autoria do deputado Carlos Bezerra Jr. (PSDB), tem como objetivo assegurar à população em situação de rua o acesso amplo a saúde, educação, assistência social, moradia, segurança, cultura, esporte, lazer, trabalho e renda.

"A responsabilidade sobre o morador em situação de rua envolve toda a administração pública. É preciso, antes de qualquer coisa, garantir o atendimento humanizado e a não discriminação de qualquer natureza para quem está nessa situação", afirma Carlos Bezerra.

A deputada Leci Brandão (PCdoB) declarou que a questão das pessoas em situação de rua é de grande urgência. "O inverno chegou e está sendo muito rigoroso. É preciso que haja políticas estaduais para ajudar essas pessoas", defendeu.

alesp