Redenção da Serra comemora 43 anos de reconstrução da cidade


29/08/2017 13:30 | Da assessoria do Deputado Padre Afonso Lobato

Compartilhar:

Deputado Padre Afonso, à esquerda, com o ex-prefeito Neymar Neves de Azevedo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207435.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Redenção da Serra é uma cidade da Região do vale do Paraíba, que estava condenada a desaparecer do mapa se não fosse a persistência e união de sua população. Isso ocorreu na década de 1970, quando a antiga sede daquele município começou a ser inundada pelas águas do reservatório de Paraibuna, construído pelo governo do Estado.

A cidade ressurgiu num local próximo e esta história é lembrada todos os anos com a realização do Reencontro dos Redencenses, ocorrido no último domingo (27/08). O evento fez parte da programação do 43º aniversário da reconstrução da cidade, que foi comemorado na última sexta-feira, dia 25/08.

O deputado padre Afonso Lobato, que é nascido na cidade, também participou do evento, no qual reencontrou amigos de longa data. "É sempre uma alegria retornar ao local onde nasci, vivi toda a minha infância e onde ainda mantenho muitos amigos. A persistência e a união desse povo servem de exemplo de cidadania", afirmou.

História

As primeiras especulações sobre a construção do Reservatório de Paraibuna surgiram ainda na década de 1960, quando pouca gente acreditava que isso fosse realmente ocorrer.

Com o passar dos anos e a evolução do projeto, o governo do Estado à época se posicionou contrário à realocação da cidade, sugerindo que a população se mudasse para as cidades vizinhas, que também tomariam posse do território do município, que iria desaparecer. A população, no entanto, se mobilizou e conseguiu construir a nova cidade.

alesp