Alesp reúne entidades para discutir o desenvolvimento do Turismo no Estado


29/08/2017 18:26 | Vinicius Moreira - Foto: Raphael Montanaro

Compartilhar:

Público do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207503.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207504.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Célia Leão (2ª à direita) preside encontro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207505.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Convidados do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg207507.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa de São Paulo sediou um encontro para discutir temas de interesse do setor hoteleiro do Estado. O evento reuniu diversas entidades e profissionais ligados ao Turismo, incluindo a Associação Brasileira de Indústria e Hotéis (ABIH).

A 6ª edição do SEHGA - Sinergia Estratégica entre o Governo, Hotelaria e Academia foi realizada na segunda-feira (28/8), no auditório Teotônio Vilela da Alesp.

A deputada Célia Leão, idealizadora do encontro, é presidente da Frente Parlamentar em Prol do Turismo e comentou as dificuldades do setor no país. "Difícil falar do turismo com tristeza, mesmo com os problemas que o setor enfrenta. É extremamente importante que ele esteja em sintonia com o governo, com as entidades e associações, só assim veremos um progresso significativo" afirmou.

O presidente da ABIH, Bruno Omori, disse que o Estado de São Paulo faturou no ano passado 7,4 bilhões de reais em diárias de hotel e 1,5 bilhões em alimentos e bebidas. "Fechamos em torno de 49% de ocupação ano passado."

No evento houve o lançamento oficial da EXPO HOTEL 2018. "Decidimos unir um evento consagrado como o SEGHA com a realização da Expotel, que terá sua terceira edição. Dessa forma conseguiremos apresentar simultaneamente para o mercado, as tendências, tecnologias, parcerias, produtos e serviços, além de discussões importantes para o segmento hoteleiro do Brasil", explica Omori. O evento está previsto para o mês de abril de 2018.

O deputado federal Herculano Passos trouxe para o debate o Programa Brasil Mais Turismo que pretende adotar um pacote de medidas para desenvolver o turismo no país. "Esse projeto oferece uma condição muito melhor para o Brasil. Nossa intenção é impulsionar o turismo doméstico no país". De acordo com dados do governo federal os brasileiros gastam no exterior 28 bilhões de reais a mais do que os estrangeiros aqui no país.

De acordo com o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, o Brasil foi considerado pelo Fórum Econômico Mundial como o país com o maior potencial do mundo em belezas naturais. "Não faz sentido nós sermos o 137º pior país para se investir em turismo. Para o crescimento do setor é necessário que a população tenha entendimento do que está acontecendo. Nós precisamos incluir o setor na agenda política e econômica" declarou.

Entre as autoridades presentes, o secretário de Turismo Romildo Campelo e o presidente da SPTuris, David Barioni.

alesp