Piraju mobiliza-se contra construção de mais uma usina


01/09/2017 12:13 | Da assessoria do deputado Celso Nascimento

Compartilhar:

Celso Nascimento e vereador Reginaldo ao lado das corredeiras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207763.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma mobilização popular reuniu um grupo grande de moradores de Piraju em defesa da preservação das belezas naturais ao longo do trajeto do rio Paranapanema pela cidade. Essas belezas estão ameaçadas de desaparecer caso seja colocado em prática projeto de construção de uma nova usina hidrelétrica. Seria a quarta usina em Piraju. Contrário ao projeto, o deputado Celso Nascimento participou no sábado passado (26/8) de um abraço simbólico ao "Panema", como a população se refere carinhosamente ao rio.

A poucos metros do local da mobilização ficam as corredeiras, uma das belezas naturais ameaçadas e onde se formaram talentos internacionais de canoagem. O local é considerado por especialistas a melhor pista de corredeiras naturais do Brasil.

Além das corredeiras, o deputado cita outras atrações naturais de Piraju que devem ser preservadas, como os sítios arqueológicos considerados dos mais importantes do País e a presença do peixe surubim, uma espécie rara e endêmica, que existe apenas onde há corredeiras.

"Acredito que Piraju já dá uma valiosa contribuição para a geração de energia com as três usinas instaladas no município. A construção de mais uma acarretará um custo muito alto para a população", argumenta.

alesp