Secretário de Agricultura confirma estudos para a instalação do Ceagesp em Suzano


01/09/2017 18:13 | Da assessoria do deputado Estevam Galvão

Compartilhar:

Estevam Galvão (2º à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207800.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em audiência realizada na quinta-feira (31/8) com o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, e o deputado Estevam Galvão, o secretário-adjunto de Agricultura, Rubens Risek Júnior, confirmou que Suzano está na disputa pelo Companhia de Entrepostos de Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). Também participaram da reunião na prefeitura de São Paulo o secretário de Governo, Júlio Semeghini, e o adjunto da pasta, Orlando Lindório de Faria.

O entreposto, hoje localizado na Vila Leopoldina, na capital paulista, deverá ter novo destino em breve, conforme Termo de Compromisso assinado em julho deste ano entre a prefeitura, o governo do Estado e o Ministério da Agricultura.

Esta é a segunda vitória de Suzano na luta pelo investimento. Recentemente, em audiência com Estevam Galvão, o prefeito da capital paulista, João Doria, autorizou os estudos para a instalação do entreposto na cidade do Alto Tietê:

"Suzano está bem localizada, a apenas 2,1 quilômetros do acesso ao rodoanel leste, ponto fundamental para a instalação do Ceagesp. O município tem acesso fácil às vias férreas, ao porto de Santos e a São Paulo, pela avenida Aricanduva. É de fato uma ótima proposta, com grandes chances de vitória. Analisaremos tecnicamente", adiantou o secretário-adjunto de Agricultura.

Com previsão de início ainda no segundo semestre de 2017, o processo de escolha levará em consideração localização, estrutura oferecida, modelo de gestão financeira e perfil jurídico.

De acordo com a comitiva liderada por Ashiuchi e Estevam, o Ceagesp em Suzano deverá seguir o modelo do Benchmarking Rungis " maior mercado de alimentos do mundo, localizado na França. Caso venha para o município, o entreposto será instalado próximo à estrada dos Fernandes, na região da Casa Branca, em uma área de 2,5 milhões m², contrapondo com os 700 mil m² atuais.

Os representantes de Suzano mostraram-se confiantes com o resultado do encontro realizado hoje na capital. "Este é um projeto de grande porte, que fará toda a diferença para nossa cidade e o Alto Tietê. Estamos empenhados em apresentar todos os aportes técnicos para validar nossa candidatura. Saio entusiasmado desta reunião, já que acredito que Suzano tem grandes chances", comemorou Ashiuchi.

Por sua vez, Estevam Galvão reforçou as capacidades de atendimento e de eficiência do Ceagesp, além de valorizar o potencial de geração de 150 mil empregos diretos e indiretos, entre a construção e o funcionamento da estrutura: "O secretário Rubens (Risek) demonstrou muita competência na condução dos trabalhos e interesse na proposta que apresentamos. Suzano é estrategicamente posicionada, tem chances reais de receber o Ceagesp. Estou muito feliz com esta possibilidade", observou o parlamentar.

alesp