Assembleia Legislativa recebe alunos de Santa Cruz do Rio Pardo


01/09/2017 18:32 | Vinicius Moreira - Foto: Raphael Montanaro

Compartilhar:

Fernado Capez e alunos durante visita<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207811.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernado Capez e alunos durante visita<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207812.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alunos no plenário JK<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207813.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alunos no plenário JK<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207814.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207815.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa de São Paulo realizou na quarta-feira (30/8) uma visita guiada para 42 alunos da Faculdade de Direito do município de Santa Cruz do Rio Pardo. Acompanhados pela professora Samara Tavares Agapto, eles conheceram as dependências da Alesp e participaram de uma palestra com o deputado Fernando Capez (PSDB), idealizador da visita.

Samara é a responsável pelo curso de administração na faculdade. "Esta oportunidade serve de base para os nossos alunos para que eles possam futuramente aplicar a legislação de forma correta: a legislação que o curso de Direito é tão responsável por interpretar e aplicar", comentou.

Segundo o estudante José Lourenço Scarano, é primordial conhecer o legislativo paulista. "Somos nós que operaremos as leis produzidas aqui. Nós estamos onde grande parte da nossa legislação é feita. Ver o processo legislativo acontecendo é essencial para o meu entendimento do que é uma lei."

O aluno André Brostoline disse que toda a sociedade deveria conhecer a Alesp. "Como aqui é a Casa do Povo, toda a população deveria conhecer seus representantes e entender como o legislativo funciona."

Fernando Capez discursou no plenário, recepcionando os alunos. "É uma honra muito grande para a Assembleia receber os estudantes da Faculdade de Direito de Santa Cruz do Rio Pardo, uma faculdade nota quatro, em uma escala de um a cinco. Espero que eles venham mais vezes e aproveitem a visita."

Visitas à Alesp

A Assembleia mantém um programa de visitas monitoradas destinadas a estudantes, grupos de pessoas da terceira idade, turistas e entidades de classe e sindicais, entre outros. As visitas devem ser agendadas, com antecedência, às terças, quartas e quintas-feiras, para grupos de no mínimo 20 e no máximo 50 visitantes. Acompanhados por monitores, os participantes fazem uma visita completa aos espaços do Palácio 9 de Julho, às exposições de obras de arte temporárias e às do acervo permanente da Alesp, e aos auditórios e plenários onde acontecem reuniões temáticas e sessões legislativas.

Todos os visitantes recebem material institucional direcionado à sua formação e/ou faixa etária. Os estudantes dos cursos de Direito assistem a explanação sobre o processo legislativo, feita por um dos procuradores da Alesp. O objetivo do projeto é possibilitar esclarecimentos sobre as atribuições constitucionais dos deputados estaduais, do processo de elaboração das leis, além de permitir que os cidadãos paulistas participem e acompanhem de perto o desempenho dos parlamentares.

Para agendar visitas os interessados podem ligar para (11) 3886-6626 ou 3886-6628.

alesp