Homenagem esportiva é realizada na Alesp


04/09/2017 15:21 | Léo Martins - Foto: Raphael Montanaro

Compartilhar:

Evento Homenagem Esportiva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207878.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento Homenagem Esportiva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207900.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207901.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Carlos Gondim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207902.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207903.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207904.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Vários atletas e treinadores de artes marciais como judô, capoeira e taekwondo, reuniram-se no auditório Franco Montoro para mais uma edição do evento Homenagem Esportiva. No evento, realizado na última sexta-feira (1/9), também ocorreu o lançamento da nona edição do livro "Grandes Mestres das Artes Marciais do Brasil", de Fábio Amador Bueno e José Augusto Maciel Torres.

Filho de um dos pioneiros a trazer o karatê para o Brasil, Masashiro Shinzato perdeu a conta de quantos atletas já passaram pela sua academia. "Nós temos um dos grupos mais fortes do país. Tivemos aproximadamente 13 mil atletas formados até 2008 - dentre os quais mil faixas pretas. Demos mais aulas nos últimos 10 anos por conta dos projetos sociais", afirmou.

Judoca, educador físico e escritor, Sérgio Lex vive do esporte desde criança. "Autoconfiança, formação de caráter, dentre outros valores que estão presentes nas artes marciais, são para reverenciar o esporte. Tudo feito em prol dele é válido para auxiliar na formação educacional", disse.

O deputado Luiz Carlos Gondim (SD) lembrou da importância desses voluntários. "Hoje esses mestres são professores, mas quando crianças tinham vontade de praticar esses esportes e não tinham acesso", disse.

Eles treinam crianças em vários lugares do Estado gratuitamente e foram homenageados com medalhas e certificados pela ação. "A nossa função como deputado é ajudar essas pessoas e dar um incentivo para que eles continuem fazendo esse trabalho. Nós, como políticos, faremos o nosso", disse Gondim.

Grandes Mestres das Artes Marciais do Brasil

O livro, que reúne biografias de diversos educadores marciais do país, é conhecido como uma das principais fontes de registro e divulgação do trabalho desses profissionais. Sua primeira edição foi publicada em 2009 e colheu mais de 900 biografias ao longo de sua história.

"Esse projeto foi iniciado em janeiro, é o meu quarto filho. Ele reúne muitas histórias de vida, sinto-me honrado em conseguir agregar todos os mestres renomados. Alguns deles vieram até o Brasil só para participar desse livro", revelou um dos escritores, Fábio Amador Bueno.

alesp