Inclusão de Afoxé Omo Dadá no calendário turístico do Estado


04/09/2017 14:38 | da assessoria da deputada Leci Brandão

Compartilhar:

Leci Brandão (ao centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207880.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Leci Brandão protocolou, na quarta-feira (30/8), um projeto de lei que inclui o Afoxé Ilê Omo Dadá no calendário turístico do Estado de São Paulo. O afoxé é o mais antigo de São Paulo (36 anos) e acontece todos os anos no segundo dia de carnaval. Mãe Wanda D"Oxum, liderança religiosa do Candomblé e uma das fundadoras do Afoxé, esteve presente na ocasião.

De acordo com a justificativa da proposta, o afoxé "reafirma sua origem afro-descendente e religiosa. Seus músicos são alabês, suas danças reproduzem a dos orixás, seus dirigentes são ialorixás ou babalorixás".

A deputada Leci Brandão afirmou que se trata de uma honra, para ela, representar demandas relacionadas às tradições de matriz africana. "Tudo o que pudermos fazer dentro do Parlamento para que as tradições de matriz africana sejam respeitadas, nós faremos. Afinal de contas, o Estado é laico", defendeu Leci.

alesp