Audiência Pública do Orçamento 2018 em Itapetininga

Audiências Públicas Orçamento 2018 - Itapetininga
05/09/2017 14:32 | Da redação - Foto: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Raul Marcelo, João Luis de Souza, Doutor Ulysses e Milton Nery Neto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207975.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Raul Marcelo, João Luis de Souza, Doutor Ulysses e Milton Nery Neto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207977.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente na Audiência Pública do Orçamento em Itapetininga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207978.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Raul Marcelo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208039.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Walkiria de Aguiar  Souza (representante da Apeoesp de Itapetininga)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207980.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcos dos Santos Silvério (vereador de  Itapetininga)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207981.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mário Carneiro Neto (vereador de  Itapetininga)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207982.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Renato Augusto da Silva (historiador)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207979.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> André Antônio Fonseca Diniz (diretor-regional do Sindisaúde de Sorocaba)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208040.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gil Vicente de Oliveira Júnior (prefeito de Campina de Monte Alegre)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208041.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eduardo Prando (vereador de Itapetininga)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208042.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa de São Paulo promoveu a décima Audiência Pública do Orçamento nesta terça-feira (5/9). A reunião foi realizada na Câmara Municipal de Itapetininga e debateu sobre o Orçamento de 2018 para a Região Metropolitana de Sorocaba.

A audiência, presidida pelo deputado Doutor Ulysses (PV), contou com a presença do deputado Raul Marcelo (PSOL), do vereador de Itapetininga, Milton Nery Neto, e do secretário de Administração e Finanças da cidade, João Luis de Souza. Autoridades e moradores de cidades vizinhas também compareceram.

O parlamentar Raul Marcelo frisou que as audiências do orçamento são importantes para "vincular o debate ao orçamento impositivo".

Segundo Doutor Ulysses, o objetivo do evento é discutir as prioridades de cada região.

Saúde

O vereador de Itapetininga, Doutor Mario Carneiro Neto, pontuou os três problemas mais graves para sua região. O primeiro deles remete à falta de investimento no hospital regional, que atende a cerca de 10 municípios. Mario destaca que são necessários mais recursos para "construir 50 leitos no hospital".

O segundo ponto é a necessidade de recursos para terminar a construção da UTI neonatal de Itapetininga. O prédio teve suas obras iniciadas há 10 anos e ainda não foi concluído. O vereador também solicitou a destinação de verba para compra de equipamentos para o estabelecimento.

Por fim, Marcio pediu a implantação de um ambulatório especializado no tratamento de câncer. Segundo ele, há um gasto grande com o transporte de pacientes para municípios que realizam o atendimento de pessoas com a doença.

O representante do Sindicato Único dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Sindsaúde) de Sorocaba e Região, André Fonseca Diniz, destacou que os servidores da área não recebem há mais de seis anos a reposição salarial.

Além da valorização dos funcionários da saúde, Fonseca também sugeriu a criação de uma base do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe).

Sobre o hospital do servidor público, a representante de Itapetininga do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Walquiria Aguiar Souza, lembrou a falta de investimento do governo na instituição. Segundo ela, "o hospital é mantido 100% pelos servidores".

O vereador de São Miguel Arcanjo, Gil Sales, pediu mais investimento na maternidade do município e a criação de uma UTI na cidade.

O aumento de usuários de drogas na região também foi debatido na audiência. Segundo os vereadores, houve um aumento nos casos do uso de crack nos municípios. O cidadão Renato Augusto da Silva cobrou maior investimento nas casas de recuperação para garantir o amparo aos dependentes químicos.

Educação

A implantação de uma unidade da Universidade Estadual Paulista (Unesp) foi uma das propostas para trazer mais visibilidade e educação para os municípios. "Não há cursos universitários na região", apontou o vereador Marcos Tadeu.

Outra demanda apresentada pelo vereador de Alambari, João Paulo, foi a ampliação do refeitório da única escola estadual de sua cidade. Segundo ele, uma reportagem de agosto deste ano mostrou que o espaço é incapaz de abrigar todos os alunos. O vereador também cobrou a criação de uma creche em sua cidade.

Estradas

As condições das estradas rurais de grandes municípios agrícolas estão péssimas depois das últimas chuvas, apontaram vereadores. De acordo com Marcos dos Santos Silvério, de Itapetininga, os problemas nas estradas causam "desgaste para o agricultor".

O vereador de São Miguel Arcanjo, Luis Carlos Arantes (Professor Branco), pediu suporte na recuperação das rodovias que cruzam a cidade.

O representante de Apiaí, vereador Jose Luiz da Saúde, solicitou investimentos nas obras de interligação dos municípios. Ele cobrou mais infraestrutura da região e a liberação, por parte do governador do Estado, das emendas parlamentares que devem destinar verbas para manutenção e aprimoramento das cidades.

Segurança pública

A falta de agentes de segurança em determinadas áreas foi debatida na reunião. Segundo o vereador de Itapetininga, Marcus Tadeu, houve um "corte no orçamento da Polícia Civil". Para ele, é preciso investir em segurança pública.

O vereador de Alambari, João Paulo Dantas, cobrou aumento do efetivo de policiais e a compra de viaturas para garantir maior segurança à população.

Outras prioridades

Os munícipes também solicitaram maior investimento em esporte e ampliação dos programas sociais de habitação.

Em votação, as prioridades indicadas pela população para a região foram saúde (20%), educação (13%) e outros (cultura, turismo, habitação e funcionalismo (9%).

O vereador Milton Nery Neto afirmou que é preciso investimento no combate às drogas, mais especificamente ao crack. Nery também lembrou a falta de políticas públicas para moradores de rua. "Chega uma van com moradores de rua de outras cidades aqui", destaca.

Segundo Nery, as soluções para melhorar a infraestrutura da região são cursos técnicos e superiores para "investir no jovem".

O secretário de Administração e Finanças, João Luis de Souza, falou sobre a carência de segurança na região. Ele lembrou a falta de valorização dos bombeiros nas cidades.

A próxima Audiência Pública do Orçamento está marcada para o dia 11/9 (segunda-feira), às 18h, na Câmara Municipal de Santo André.

alesp