Secretário do Meio Ambiente é convidado para audiência pública


05/09/2017 19:02 | Léo Martins - Foto: Vera Massaro

Compartilhar:

Reunião da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207985.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207987.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Roberto Tripoli (presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207988.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Itamar Borges, Luiz Turco e Carlos Neder<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207989.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Milton Leite Filho, Welson Gasparini e Roberto Massafera<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207992.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Funcionários do Instituto Geológico participam da reunião da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207991.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Funcionários do Instituto Geológico participam da reunião da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207990.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou um requerimento que convida o novo secretário estadual de Meio Ambiente, Maurício Brusadin, para uma audiência pública na Assembleia. Brusadin tomou posse na última quinta-feira (31/8), no Palácio dos Bandeirantes.

Segundo o deputado Carlos Neder (PT), autor do requerimento, o objetivo do convite é ajudar a equacionar os problemas da gestão anterior envolvendo os institutos e fundações de pesquisa. Neder é presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Públicos de Pesquisa e das Fundações Públicas.

De acordo com a pesquisadora do Instituto Geológico, Maria José Brollo, foram veiculadas recentemente informações sobre uma possível fusão dos institutos florestal, botânico e geológico. "É impossível que esses institutos trabalhem juntos, exceto em algum projeto em especial. Fundi-los trará a precarização desses setores, pois eles estudam segmentos diferentes", afirma. Brollo explicou que depois da repercussão das notícias foi necessária uma campanha para conscientizar as autoridades e a sociedade da importância do trabalho desses institutos.

A audiência deverá ocorrer em até 30 dias. "Esse período será importante para que ele tome conhecimento do que estava acontecendo e traga uma assessoria que possa contribuir para a discussão", disse o deputado Roberto Massafera (PSDB).

Outros dois requerimentos foram aprovados pelos deputados na comissão. O primeiro é de autoria da bancada do Partido dos Trabalhadores, convocando uma audiência pública para discutir a retirada de 530,3 hectares de terra da área indígena do Jaraguá, que pertencem aos índios Guaranis.

De autoria do deputado Celso Nascimento, o outro requerimento pede informações ao diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e ao presidente da Companhia Ambiental do Estado (Cetesb) sobre o licenciamento ambiental de uma obra no rio Paranapanema, na altura da cidade de Piraju, que trariam sérios riscos ambientais e econômicos.

Além dos citados, estiveram presentes na reunião os deputados Célia Leão e Welson Gasparini (ambos do PSDB), Itamar Borges (PMDB), Milton Leite Filho (DEM), Orlando Bolçone (PSB) e Roberto Tripoli (PV).

alesp