Comissão de Saúde discute transtorno do déficit de atenção


05/09/2017 18:15 | Larissa Leão - Foto: Vera Massaro

Compartilhar:

Reunião da Comissão de Saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207984.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208001.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcos Martins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208002.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Analice Fernandes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208003.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cezinha de Madureira (presidente da Comissão de Saúde)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208004.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Itamar Borges<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208005.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A conscientização sobre o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) foi o tema abordado pelos parlamentares da Comissão de Saúde nesta terça-feira (5/9). Deverão ser convidados especialistas para discutir o distúrbio crônico, que é caracterizado por desatenção, inquietude e impulsividade.

Na reunião, foi aprovado o parecer favorável ao projeto de lei que institui a Semana de Informação e Conscientização sobre o Transtorno. O PL 98/2017 é de autoria do deputado Gil Lancaster (DEM). "A conscientização é importantíssima para que o TDAH na infância não seja confundido com casos de indisciplina, o que gera insatisfação por parte de pais e professores, e prejudica a vida profissional e social, quando adulto", declarou.

O deputado Milton Vieira (PRB) ressaltou a importância de discutir o assunto com profundidade. "Muitas pessoas que possuem o TDAH são discriminadas nas escolas. Precisamos abrir um debate para que esses alunos tenham uma atenção diferenciada nas escolas e na saúde."

Notificação aos doadores de sangue

Também foi aprovado o parecer favorável ao PL 220/2016, que cria um sistema de notificação aos doadores de sangue nos hemocentros e bancos de sangue dos hospitais do Estado. A proposta é enviar mensagens de texto via celular logo que a doação de sangue for feita. Em seguida, depois que o material for utilizado, enviar outra mensagem, comunicando o fato a quem não fazia ideia da utilização de seu sangue.

A iniciativa é do deputado Hélio Nishimoto (PSDB). "O objetivo de criar esse novo canal é manter contato e incentivar a doação de sangue, atitute de grande importância social", declarou.

Estiveram presentes na reunião, além do presidente da comissão, deputado Cezinha de Madureira (DEM), os deputados Analice Fernandes, Hélio Nishimoto, Marco Vinholi e Roberto Massafera (todos do PSDB), André do Prado (PR), Carlos Neder e Marcos Martins (ambos do PT) e Itamar Borges (PMDB).

alesp