Circuito da 19ª Semana da Saúde da Assembleia termina amanhã


13/09/2017 19:04 | Da Redação

Compartilhar:

Semana da saúde <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208439.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O circuito da 19ª edição da Semana da Saúde, evento voltado aos servidores e aos funcionários terceirizados da Assembleia Legislativa, termina na quinta-feira (14/9). O objetivo é promover a saúde dos funcionários, tanto do ponto de vista de prevenção quanto de aconselhamento e, eventualmente, encaminhamento nos casos em que são detectadas alterações de saúde que necessitem de tratamento.

Há estandes de peso, altura e circun­ferência abdominal; odontologia; psicologia; emergências cardiovasculares " noções de atendimento de paradas respiratórias em adultos; glicemia e colesterol; oftalmológico; nutricional; bombeiros, dentre outros. Após a avaliação, o servidor passa por uma consulta com um médico, que interpretará os dados e dará orientações.

A cada edição anual um tema é abordado com mais profundidade. Nesta, o destaque são urgências e emergências e cada estande tem o objetivo de tratar do tema. O dos bombeiros, por exemplo, orienta os primeiros socorros em casos de acidentes domésticos como arranhadura de gato, mordedura de cães, vazamento de gás e queimaduras.

O estande da psicologia mostrará à pessoa qual o momento de urgência, do ponto de vista emocional, em que há necessidade de buscar ajuda psiquiátrica e psicológica.

O setor de odontologia abordou, entre outras questões, noções de procedimentos para acidentes bucais.

Outros estandes cuidam de divulgar medidas de prevenção, como o centro de zoonoses, que reforça as medidas de prevenção contra o mosquito vetor de doenças Aedes aegypt.

O Instituto Centro de Medicina Avançada (Cema), filantrópico, faz alguns testes de grau de visão e pressão ocular. Quando necessário, dá encaminhamento para que o paciente procure um profissional.

No evento, o servidor poderá participar de um jogo organizado por dois cardiologistas da Assembleia. Por meio de perguntas e respostas, o jogador receberá informações sobre detecção precoce de infartos e derrames, que são emergências cardiovasculares.

A cada hora, serão ministradas oficinas de massagem cardíaca e manuseio de desfibrilador, vitais para que o paciente com parada cardíaca consiga aguardar a chegada de um atendimento de urgência.

O circuito funciona das 12h às 17h, no Hall Monumental.

alesp