Audiência Pública do Orçamento 2018 em Bragança Paulista

Audiências Públicas Orçamento 2018 - Bragança Paulista
18/09/2017 19:20 | Léo Martins - Foto: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Edmir Chedid preside a audiência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208872.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edmir Chedid preside a audiência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208862.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beth Chedid, Edmir Chedid e Jesus Chedid<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208861.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> André Bozola, prefeito de Socorro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208863.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Delegado Olim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208864.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beth Chedid, presidente da Câmara Municipal de Bragança<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208865.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Eliane Lorencini, prefeita de Jarinu<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208866.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Lauro de Lima, prefeito de Pinhalzinho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208867.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sidney Ferraresso, prefeito de Serra Negra (ao microfone)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208870.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208871.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Saúde, educação e segurança pública foram as prioridades indicadas por moradores, prefeitos, vereadores e representantes de entidades sociais que participaram da 14ª Audiência Pública do Orçamento 2018, realizada pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa. A reunião ocorreu na Câmara Municipal de Bragança Paulista na última sexta-feira (15/9).

O deputado Edmir Chedid (DEM), presidente da audiência, falou da importância em ir até os municípios para realizar esses encontros. "Os eleitores conhecem a sua região, só eles sabem exatamente as necessidades que devem ser pleitadas", declarou.

O deputado Delegado Olim (PP) destacou a segurança pública como um tema preocupante. Ele lembrou do sofrimento que as cidades pequenas passam com os estouros a caixas eletrônicos.

Saúde

O Hospital do Servidor Público do Iamspe foi pauta da audiência orçamentária. Para o representante da Associação dos Funcionários Públicos, José Carlos, é preciso buscar um novo modelo de gestão para que a cobertura do convênio seja digna.

O presidente da Comissão do Iamspe, Orivaldo Felício, disse que o repasse para a cidade é de apenas 18%. "O hospital universitário São Francisco de Assis precisa de reforços, pois acaba tendo de prestar serviços alheios a ele, como o de pronto socorro", disse.

Ambulâncias também foram solicitadas por moradores e prefeitos presentes.

Segurança pública

Assunto frequente das audiências públicas, a segurança nas cidades do interior foi bastante abordada. Para o prefeito de Morungaba, Marquinhos de Oliveira, não adianta as cidades grandes protegerem-se e as pequenas ficarem à mercê dos bandidos. Ele afirmou que segurança é a área que mais necessita de recursos no momento. "Como estância turística, nós passamos por apuros em relação aos repasses de verba. De que adianta ter um percentual para a segurança se não houver a liberação do dinheiro?", disse.

O representante do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) de Bragança Paulista, João Francisco, solicitou uma viatura da Rota para os municípios de pequeno porte. "Diversas cidades ficam sem serviços bancários por muito tempo quando há assaltos aos caixas eletrônicos", declarou. Ele também lembrou que na zona rural ocorrem assaltos à luz do dia.

O vereador de Serra Negra, Eduardo Barbosa, solicitou verbas para a Guarda Mirim. "Atendemos a 160 jovens nesse projeto social, beneficiando muitas famílias, além de representar uma oportunidade para eles no mercado de trabalho", disse.

Edeli Almeida agradeceu a base móvel que foi concedida pelo deputado Chedid à cidade de Socorro. Segundo ela, o veículo está sendo utilizado em todos os eventos da cidade.

Quiota, da cidade de Pinhalzinho, discursou a respeito da falta de funcionários na Polícia Civil.

Mobilidade urbana

Presente na fala de quase todos os que foram à tribuna, a duplicação do trecho da SP-008 que liga a cidade de Bragança Paulista à de Socorro, com aproximadamente 50 quilômetros, foi alvo de críticas.

O secretário de Mobilidade Urbana, Manoel Botelho, enfatizou as promessas feitas e não realizadas, ressaltando a quantidade de óbitos ocorridos por conta da qualidade dessa rodovia. O prefeito de Bragança, Jesus Chedid, também solicitou o recapeamento da estrada. Outros presentes também pediram pavimentação das ruas.

Outros temas

A Bolsa Permanência, auxílio do governo para alunos de baixa renda matriculados em universidades públicas, foi pauta na educação. O representante do DCE da Fatec de Bragança Paulista, Lucas Martinez Falcão, lembrou que o corte da bolsa infelizmente é realidade em outras faculdades públicas. "Essa conjuntura faz a Fatec liderar um ranking vergonhoso, o da taxa de maior evasão. Isso é um descaso com a educação", declarou.

A luta contra as enchentes foi apontada pelo prefeito de Bragança, Jesus Chedid, que falou da necessidade de um projeto. O vereador Sidney Guedes disse que falta também a manutenção dos córregos por parte do governo.

A construção de um centro de convenções para realizar grandes eventos na região foi solicitada pelo secretário da Cultura, Cléber Santini. De acordo com ele, isso fomentaria a cultura e o turismo nos arredores.

Paulo Rogério de Almeida, membro da CDHU de Bragança, solicitou que o município receba uma academia livre, tendo em vista o convênio que o governo realizou com algumas cidades no mês de agosto desse ano. Ele também apontou que o transporte público precisa de melhorias.

O ex-vereador Orivaldo Felício solicitou emenda parlamentar para a aquisição de um micro-ônibus adaptado, que levará alunos da cidade para a unidade da Apae mais próxima, em Amparo.

Também foram solicitadas mais verbas para projetos sociais como o Viva Leite e o Renda Cidadã, além de reparos na iluminação pública, instalação de câmeras de segurança e melhorias de acessibilidade.

O vereador Sidney Guedes solicitou mais uma unidade do Detran para cidade e lembrou que o Poupatempo está com uma demanda muito alta.

Girlene Bueno, representante do setor de agronegócios, solicitou reparos e implantações de equipamentos no município.

As prioridades indicadas pela população para a região administrativa de Bragança Paulista foram saúde (18% dos votos), educação (14%) e segurança pública (13%).

A próxima Audiência Pública do Orçamento ocorrerá nesta terça-feira (19/9), às 10h, na Câmara Municipal de Dracena. Outras 8 ainda serão realizadas no Estado.

alesp