Dia do Violão é celebrado na Assembleia Legislativa


22/09/2017 18:00 | Léo Martins - Foto: Raphael Montanaro

Compartilhar:

Mesa e público do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209210.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa e público do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209212.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209213.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209214.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ao som do hino nacional tocado por um violão e cantado em guarani, artistas, músicos e poetas estiveram na Assembleia Legislativa, nesta sexta-feira (22/9), para comemorar o dia do violão na música popular.

De autoria do deputado Carlos Giannazi (PSOL), o objetivo da lei que instituiu a data comemorativa foi acrescentar a música nas escolas públicas do Estado. "Os alunos precisam entrar em contato com a história, o ensino da música nas escolas, não como disciplina, mas sim como conteúdo. É essencial", disse.

Ele lembrou que a música já fez parte do currículo escolar brasileiro, porém foi retirada pela Ditadura Militar de 1964. "Agora em 2008 foi aprovada uma lei que obriga o estudo da música nas escolas. Os alunos precisam conhecer o patrimônio musical que o Brasil possui", concluiu.

Um dos maiores violonista do país, Robson Miguel disse que a o violão está em todas as culturas. "É um instrumento que acompanha a evolução do homem. Os estudantes não sabem que o violão na Bossa Nova é matéria de estudo nas maiores universidades do mundo", declarou.

Miguel ressaltou que as escolas precisam que os jovens resgatem as nossas origens com uma alta valorização cultural. "Eles precisam saber quem foi Villa Lobos, Tom Jobim, Pixinguinha, Carmen Miranda, Chico Buarque, entre outros", disse.

Além de deputada, Leci Brandão (PCdoB) é uma das cantoras e compositoras de samba mais importantes da música popular brasileira. "A música precisa entrar efetivamente nas escolas, só ela tem o poder de acolhimento necessário para esses jovens", declarou.

O Dia do Violão na Música Popular foi instituído pelo governador Geraldo Alckmin por meio da Lei 16.420/2017, em maio deste ano. A data refere-se ao nascimento do violonista Dilermando Reis, considerado por muitos o mais influente do Brasil.

alesp