Frente Parlamentar em Defesa da Linha 7-Rubi da CPTM é lançada na Alesp


27/09/2017 17:45 | Da Redação - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209461.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209462.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alencar Santana (ao centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209463.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209464.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa lançou a Frente Parlamentar em Defesa da Linha 7-Rubi e Pelos Municípios da Bacia do Juquery. A reunião ocorreu na terça-feira, 26/9, e contou com o apoio de mais de 20 deputados.

A iniciativa do encontro foi do deputado Alencar Santana (PT). "Nós temos aqui um debate focado na Linha 7"Rubi, que faz parte de um dos maiores problemas dos usuários de transporte público da região da Bacia do Juquery: a mobilidade urbana."

Em 2012 a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) anunciou reformas em 12 das 18 estações da linha, porém algumas ainda não foram finalizadas. A estação de Francisco Morato funciona desde 2010 com estrutura provisória e sem previsão de conclusão. A linha transporta 450 mil usuários por dia.

O prefeito de Caieiras, Gersinho Romero, afirmou que é difícil conseguir mudanças para a região: "nós somos um canto esquecido de São Paulo e só lutando de forma expressiva conseguimos algo. Temos vários assuntos precisando de atenção, mas a mobilidade é um dos mais urgentes".

Para o representante da CPTM, Paulo Wagner Cruz, a frente é importante para abrir uma discussão com a sociedade e buscar propostas de trabalho. "A linha é muito antiga e enfrenta muitas dificuldades. É preciso fazer obras para a melhoria do serviço oferecido ao cidadão", afirmou.

A linha

A Linha 7-Rubi liga as estações da Luz, no centro de São Paulo, a Jundiaí. É a linha mais longa da CPTM, com 18 estações e 60,5 quilômetros de extensão. Foi construída pela São Paulo Railway e inaugurada em 1867, completando 150 anos em fevereiro deste ano.

A linha é a única com estações fora da Região Metropolitana de São Paulo " as estações Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista e Botujuru.

Os deputados apoiadores da frente parlamentar são: Alencar Santana (PT), Antonio Salim Curiati (PP), Beth Sahão (PT), Caio França (PSB), Carlos Giannazi (PSOL), Carlos Neder (PT), Clélia Gomes (PHS), Coronel Camilo (PSD), Enio Tatto (PT), Gileno Gomes (PSL), João Caramez (PSDB), José Américo (PT), José Zico Prado (PT), Leci Brandão (PCdoB), Luiz Carlos Gondim (SD), Márcia Lia (PT), Paulo Correa Jr (PEN), Professor Auriel (PT), Raul Marcelo (PSOL), Reinaldo Alguz (PV), Ricardo Madalena (PR) e Roque Barbiere (PTB).

Além do coordenador da frente, Alencar Santana, estiveram presentes os deputados Beth Sahão, Enio Tatto, José Américo, Marcos Martins e Teonílio Barba (todos do PT) e Jorge Wilson Xerife do Consumidor (PRB).

alesp