Alesp debate prevenção e recuperação do uso abusivo de álcool e drogas


29/09/2017 19:01 | Da redação - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Mesa da audiência pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209595.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da audiência pública<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209596.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209589.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Convidados do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209590.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Núcleo de Ações Estratégicas (NAE) da Assembleia Legislativa promoveu um encontro para debater a prevenção e a recuperação do uso abusivo de álcool e outras drogas, nesta quinta-feira (28/9), no auditório Franco Montoro. O "Movimento Sem Drogas" ocorreu pela segunda vez na Casa, e teve o apoio do Ministério Público do Estado, do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), Liga da Prevenção ao uso de Drogas, entre outras entidades.

Para o presidente do NAE, Paulo Roberto Bonjorno, o Brasil está engatinhando no trabalho de prevenção às drogas. "É preciso um projeto de lei que faça esse debate começar dentro das escolas, para dar noções a esses jovens", disse. Bonjorno também lembrou que a dependência não ocorre só na fase juvenil. "O jovem cai nesse mundo por curiosidade, também existe uma codependência por parte das famílias e dos amigos, que muitas vezes sofrem mais que o próprio jovem", declarou.

Segundo o representante da Procuradoria de Justiça, Mario Sérgio Sobrinho, o uso abusivo dessas substâncias causam problemas, mas há tratamento, prevenção e recuperação. "O indivíduo precisa de apoio e de ajuda, mas especialmente de uma oportunidade para receber cuidados, atenção e tratamento, o que acarretará mudanças significativas na vida da pessoa e da família", disse.

De acordo com o presidente da Liga da Prevenção, José Florentino dos Santos Filho, a organização nasceu com o intuito de unir todos os prevencionistas do país. "A prevenção é algo barato, mas que ainda não é tratado como prioridade no Brasil. É difícil para um governante reservar verbas para o combate às drogas. Os números não mostram a real importância de se investir nisso."

Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) foi implantado no Brasil em 1992, pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o país. O projeto desenvolve um curso de prevenção ao uso de drogas e à violência, ministrado por policiais fardados dentro da sala de aula, para os alunos do 5º e 7º ano do ensino fundamental.

alesp