Homenagem à Associação Comercial Distrital Norte


03/10/2017 19:47 | Da Redação - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Coronel Camilo (ao microfone) preside solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg209753.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Camilo (ao microfone) preside solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg209754.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg209756.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Telhada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg209757.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa promoveu uma homenagem à Associação Comercial Distrital Norte na noite de segunda-feira (2/10). A solenidade foi iniciativa do deputado Coronel Camilo (PSD). "É a associação que cria empregos, resolve problemas e dá suporte aos pequenos empresários. É ela que orienta o crescimento desse setor", disse.

Camilo lembrou que a associação é responsável por parte da construção da história de São Paulo: "eles merecem ser homenageados, são pessoas de bem que voluntariamente organizam palestras e cursos. A Associação Comercial de São Paulo teve um importante papel na Revolução Constitucionalista de 1932".

O diretor-superintendente da associação, Luís Carlos Eiras, afirmou que o objetivo é fortalecer a atividade na região norte. "Nossa função é tornar a vida dos empreendedores mais fácil. Para isso realizamos palestras e explicamos as novas legislações que surgem sobre o setor."

A Associação Comercial Distrital Norte foi fundada em 1952 e atua nos bairros de Santana, Tucuruvi, Casa Verde, Jaçanã, Limão, Cachoeirinha, Tremembé e Mandaqui.

A instituição

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) foi fundada em 7 de dezembro de 1894, pelo empreendedor Antonio Proost Rodovalho, e nasceu com o objetivo de atender aos interesses dos diversos grupos empreendedores representantes da sociedade paulista. A associação conta, atualmente, com 15 distritais espalhadas pela cidade, responsáveis por manter os associados informados.

Dentre as principais ações da ACSP estão a fundação do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), em 1955; a participação na aprovação do projeto de tributação para o Micro Empreendedor Individual (MEI), que possibilita a formalização de pequenos empreendedores, criado em 2008; e a criação do Impostômetro, um medidor de arrecadação de impostos em tempo real, realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) e com a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), em 2005.

A instituição também liderou o movimento De Olho no Imposto, que deu origem à Lei Federal 12.741/2012, a qual exige a divulgação dos tributos embutidos nos preços de produtos e serviços na nota fiscal. A lei entrou em vigor em junho de 2013.

alesp