Projeto - Leite sem lactose gratuito para crianças carentes com intolerância


04/10/2017 17:55 | Da assessoria do deputado Luiz Fernando T. Ferreira

Compartilhar:

Leite sem lactose gratuito para crianças carentes com intolerância<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg209912.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Luiz Fernando Teixeira, primeiro-secretário da Alesp, apresentou o Projeto de Lei 857/2017, que determina que o governo paulista distribua gratuitamente leite sem lactose para crianças carentes de até 6 anos com intolerância à substância.

Para o deputado, essa iniciativa acaba contribuindo para a redução de atendimentos médicos de crianças que sofrem de intolerância e tomam o leite inadequado. Atualmente, o Executivo distribui somente o leite de vaca normal para as crianças em idade escolar, independentemente de poderem ingeri-lo ou não.

"Por falta de iniciativa do Estado, hoje muitas famílias sofrem duas vezes. Primeiro por não ter dinheiro para comprar o produto necessário para suprir a intolerância de seus filhos, usando um tipo de leite que causa reações. Segundo, por serem obrigados a procurar a rede pública de saúde por um problema causado pela omissão do governo", explica.

O PL estipula que o governo inclua as crianças com intolerância a lactose no programa "VivaLeite". Os critérios " tais como idade e renda " devem ser os mesmos.

Na apresentação do projeto, Luiz Fernando justifica que vários Estados possuem legislação que garantem a distribuição gratuita deste tipo de leite para crianças carentes. O deputado espera celeridade no trâmite do projeto, que agora passará por cinco sessões para que outros parlamentares possam apresentar emendas.

alesp