Visita a obras da igreja matriz de Redenção da Serra


04/10/2017 17:53 | Da assessoria do deputado Afonso Lobato

Compartilhar:

Afonso Lobato em frente à antiga Igreja Matriz de Redenção da Serra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg209853.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Afonso Lobato visitou as obras de emergência da antiga igreja matriz de Redenção da Serra, tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico (Condephaat). O prédio data de 1882, sendo um dos poucos remanescentes da antiga cidade, submersa pelas águas do reservatório de Paraibuna, na década de 1970. A visita foi realizada na terça-feira (2/10).

As obras de "salvaguarda" do prédio, orçadas em R$ 1,183 milhão, foram iniciadas em novembro do ano passado " quase um ano depois de uma das paredes ter ruído devido às fortes chuvas do final de 2015 - e devem ser concluídas até o final deste mês.

Na oportunidade, Afonso Lobato, juntamente com autoridades locais, solicitou à Companhia Energética de São Paulo (Cesp) - proprietária do prédio - que tomasse providências para evitar que o restante viesse abaixo. "Fomos ao presidente da companhia, Mauro Arce, e entregamos um dossiê ao governador, pois o prédio corria riscos e precisava de obras emergenciais", disse o deputado.

Acompanhado de vereadores e membros da comunidade, o deputado foi recebido pelo engenheiro Antonio Ivan Koptiasi, responsável técnico pela obra, que explicou quais foram as principais intervenções realizadas a fim de evitar quaisquer riscos à estrutura do prédio. 

alesp