Alesp sedia a abertura oficial do Outubro Rosa


04/10/2017 17:56 | Natacha Jones - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Carlos Alberto Ruiz, Yasmin Nascimento, Clélia Gomes, Cauê Macris, Celso Nascimento, Célia Leão, Rafael Pitanga e Gislaine Caresia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg209879.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Alberto Ruiz, Yasmin Nascimento, Clélia Gomes, Cauê Macris, Celso Nascimento, Célia Leão, Rafael Pitanga e Gislaine Caresia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg209880.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Itamar Borges (ao microfone)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg209881.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg209882.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cauê Macris (ao microfone)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg209883.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu na terça-feira (3/10) o ato solene de abertura oficial do Outubro Rosa " Amor em Ação 2017. O evento, de iniciativa do deputado Celso Nascimento (PSC) e da deputada Clélia Gomes (PHS), teve como objetivo divulgar e apoiar o movimento, que promoverá, durante todo o mês de outubro, ações de conscientização para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

"A minha maior expectativa com o evento é a de levar o maior número de pessoas a fazer o autoexame e a mamografia, além de transmitir a informação de que as mulheres precisam fazer os exames", declarou a deputada Clélia Gomes.

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge as mulheres em todo o mundo. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima para 2016/2017 que sejam diagnosticados 57.960 novos casos de câncer de mama no Brasil, com um risco estimado de 56,2 casos a cada 100 mil mulheres.

O deputado Celso Nascimento espera que as palestras previstas para este mês conscientizem, esclareçam e informem às mulheres. "Espero que a informação vá além das fronteiras da Alesp, pois tanto as palestrantes como o público são formadores de opinião e, portanto, repassarão as informações, produzindo efeitos educativos", afirmou.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Cauê Macris (PSDB), fez a abertura do evento e afirmou que a Casa aderiu à campanha. "O prédio da Alesp e o perfil nas redes sociais estão na cor rosa. Os Legislativos do Estado e de cada um dos municípios paulistas estarão juntos com os apoiadores desse projeto, de cabeça e de coração", afirmou.

Na solene foram apresentados três painéis com os temas saúde da mulher, voluntariado e mulheres empreendedoras. Houve também a apresentação da cantora Paula Gauss, além de sorteio de brindes e coquetel.

Também estiveram presentes no evento os deputados Itamar Borges (PMDB) e Célia Leão (PSDB), a vereadora Yasmin Nascimento, a coordenadora geral de políticas para as mulheres da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Gislaine Caresia, a presidente da Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil (Libra), Marta Lívia Suplicy, o representante do defensor público-geral do Estado, Davi Eduardo Depiné Filho, e o diretor da Sociedade Brasileira de Mastologia, Carlos Alberto Ruiz.

alesp