Região de São José do Rio Preto tem os melhores índices em Educação e Saúde do Estado

O IPRS é elaborado pela Fundação Seade em parceria com a Assembleia Legislativa de SP
16/10/2017 14:49 | Da Redação - Fotos: Rogério Teixeira

Compartilhar:

Vinícius  Schurgelies, Orlando Bolçone, Edson Coelho Araújo , Cauê Macris,  Jean Charles, João Paulo Rillo e Itamar Borges<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210539.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vinícius  Schurgelies, Orlando Bolçone, Edson Coelho Araújo , Cauê Macris,  Jean Charles, João Paulo Rillo e Itamar Borges<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210541.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Orlando Bolçone, Edson Coelho Araújo, Cauê Macris, Jean Charles  e Itamar Borges<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210542.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Itamar Borges (ao microfone)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210543.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Orlando Bolçone<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210544.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vinícius  Schurgelies<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210545.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Região Administrativa de São José do Rio Preto tem os melhores indicadores de Saúde e de Educação do Estado de São Paulo. Os dados foram apresentados por deputados estaduais e técnicos da Fundação Seade, nesta segunda-feira (16/10), na Câmara Municipal de São José do Rio Preto. As informações são do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), um indicador reconhecido pela ONU, que aponta a qualidade de vida nos 645 municípios do Estado.

A região de São José do Rio Preto foi a primeira a ter acesso às informações. "Aqui tem dois indicadores importantes: o melhor indicador de Saúde, que é medido pela longevidade, e o melhor indicador de Educação, que é medido pelo tempo de permanência na escola (anos). É uma honra para a nossa região", informou o deputado Orçando Bolçone (PSB).

O deputado Itamar Borges (PMDB) afirmou que é valiosa a iniciativa da Assembleia em levar as reuniões para as bases de todas as regiões administrativas do Estado, e destacou a contribuição dada para os prefeitos e vereadores. "É uma importante ferramenta para os gestores se basearem e priorizarem os recursos e investimentos nas áreas que mais necessitam de atenção e de um esforço maior."

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Cauê Macris (PSDB), explicou que o índice, criado há 17 anos, serve como uma bússola para os gestores públicos municipais. "Hoje nós estamos passando por uma grave crise financeira, na qual os municípios muitas vezes não têm condição ou potencial para fazer os seus investimentos. Com o indicador, é possível que prefeitos e secretários saibam identificar as prioridades".

Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS)

O IPRS monitora a evolução das condições de vida das populações dos municípios.

As informações são fornecidas a cada dois anos aos gestores públicos e podem ser utilizadas para nortear a implementação de políticas públicas em áreas mais vulneráveis. O indicador nasceu por demanda da Assembleia Legislativa de São Paulo e é elaborado pela Fundação Seade.

O estudo, realizado com dados oficiais, é estritamente técnico e trabalha com um número maior de variáveis, que permite melhor detalhamento das informações.

Confira o IPRS 2016 em São José do Rio Preto: https://www.al.sp.gov.br/arquivos/iprs/2016/SJRioPreto.pdf Fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/151699297@N08/sets/72157687404054480

alesp