Semana de Conscientização sobre a Ortorexia Nervosa


16/10/2017 15:08 | Da assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Edmir Chedid<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210554.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa deverá analisar o Projeto de Lei 674/2016, do deputado Edmir Chedid, que institui no calendário oficial de eventos a Semana de Conscientização sobre a Ortorexia Nervosa. A proposta está pronta para a Ordem do Dia (votação final).

O evento, previsto para ocorrer anualmente na primeira semana de outubro, deverá ser divulgado nas redes públicas estadual e municipal de ensino e de saúde. A finalidade é informar sobre a doença e orientar sobre o diagnóstico e o tratamento adequado. "Os casos diagnosticados serão encaminhados para acompanhamento médico especializado", disse o parlamentar.

Chedid explicou que o governo, por meio de suas secretarias, deverá regulamentar a programação que será desenvolvida durante a semana instituída por esta lei, como palestras e seminários. "A ortorexia nervosa tem características bastante semelhantes à anorexia e bulimia", afirmou.

Na ortorexia ner­vosa, distúrbio relativamente recente, as pessoas preocupam-se excessivamente com a qualidade da alimentação, limitando sua variedade. Na prática, excluem certos grupos, como carboidratos, sem que haja substituição adequada " o que pode levar a quadros de carências nutricionais ou sérios desvios da conduta alimentar.

alesp