Restauração da Escola Lopes Chaves em Taubaté


16/10/2017 15:21 | Da assessoria do deputado Afonso Lobato

Compartilhar:

Padre Afonso e José Renato Nalini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210562.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governo estadual vai restaurar o prédio histórico, onde funcionava o antigo grupo escolar Dr. Lopes Chaves, no centro de Taubaté. A boa notícia foi dada nesta terça-feira (10/10) pelo secretário da Educação, José Renato Nalini, durante visita que fez ao município para assinar a liberação de recursos para obras de reforma em mais seis escolas: Monteiro Lobato, Amácio Mazzaropi, José Marcos de Mattos, Dr. Félix Guisard, Prof. Cesídio Ambrogi e Deputado César Costa.

"O governo vai fazer algo incomum, que é o restauro do Lopes Chaves, um prédio maravilhoso. O projeto já está em licitação e o próximo passo é verificarmos o cronograma de obras", disse Nalini. Alvo de vandalismo, o prédio preocupa as entidades que defendem o patrimônio histórico local.

Para o deputado Padre Afonso, a notícia é motivo de alegria, pois tal providência foi um dos assuntos tratados por ele em reunião com o secretário, em março desse ano, quando também solicitou as reformas nas escolas.

"Estamos falando de um prédio que tem um valor cultural e histórico muito grande", disse.

O prédio é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e, segundo historiadores, foi construído sob a supervisião do escritor e engenheiro Euclides da Cunha.

alesp