Aeronáutica brasileira é homenageada pela Assembleia


16/10/2017 16:31 | Da redação - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Integrantes da Aeronáutica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210576.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Integrantes da Aeronáutica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210583.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210584.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ten. Brig. Cury e Fernando Capez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210585.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210586.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ten. Brig. Cury<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210587.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenageados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210588.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Telhada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210589.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Participantes da homenagem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210590.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Telhada, Ten. Brig.Cury, Fernando Capez   e Mj. Brig. Crepaldi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210591.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A aeronáutica brasileira e seu patrono, o marechal-do-ar Alberto Santos Dumont, foram homenageados pela Assembleia Legislativa, em sessão solene, na manhã desta segunda-feira (16/10). O Dia do Aviador, comemorado em 23 de outubro, teve as celebrações antecipadas.

O deputado Fernando Capez (PSDB), proponente da solene, recebeu o tenente-brigadeiro-do-ar Paulo João Cury, comandante-geral de apoio da Aeronáutica (Compag), o major-brigadeiro-do-ar José Augusto Crepaldi Affonso, chefe do Estado Maior do Compag e o deputado Coronel Telhada (PSDB), no plenário Juscelino Kubitschek, repleto de integrantes da Aeronáutica.

Paulo Cury agradeceu a homenagem e enfatizou que Dumont elevou-se aos céus, com seu 14 Bis, em 23 de outubro, tornando-se o primeiro a realizar um voo autopropulsado, que se levantou do chão por meios próprios, na distância e altura mínimas exigidas na época. "Foi o brasileiro Santos Dumont que, com seu espírito altruísta, distribuía seus prêmios com seus colaboradores", disse Cury.

Durante o evento, foi destacada a missão da Aeronáutica, que é responsável pelo controle do espaço aéreo brasileiro por meio de um sistema misto militar e civil. "Somos reconhecidos mundialmente pela competência. Isso com metade, talvez, dos recursos que são locados em outros países para produzir o mesmo efeito", disse Cury, que citou, também, o fato de a Força Aérea estar presente em todos os rincões do país, com rapidez para se deslocar e flexibilidade para operar de qualquer lugar. A instituição faz patrulhamento de toda a costa brasileira, das fronteiras e dos céus, com os caças, além de outras missões, como resgatar aviões acidentados e levar alimentos e remédios a populações longínquas, de difícil acesso.

Em tributo à Aeronáutica e a Santos Dumont, Capez entregou, em nome dos deputados da Casa, uma placa comemorativa a Paulo Cury. "A Aeronáutica brasileira é protagonista de forma exemplar na atuação de defesa do território nacional, composta por profissionais de extrema competência, de valores morais e éticos característicos do típico soldado brasileiro, que tem orgulho de servir com dignidade a instituição e o Brasil", declarou Capez.

alesp