Região de Barretos tem índice em Educação superior à média do Estado

O IPRS, reconhecido pela ONU, é elaborado pela Fundação Seade em parceria com a Assembleia Legislativa de SP
16/10/2017 19:47 | Da Redação - Fotos: Rogério Teixeira

Compartilhar:

Vinícius  Schurgelies, Itamar Borges,Sebastião Santos,  Luís Paulo Vieira, Cauê Macris, Hugo Resende Filho, Orlando Bolçone e Paula Lemos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210578.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vinícius  Schurgelies, Itamar Borges,Sebastião Santos,  Luís Paulo Vieira, Cauê Macris, Hugo Resende Filho, Orlando Bolçone e Paula Lemos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210600.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vinícius  Schurgelies, Sebastião Santos,Luís Paulo Vieira, Cauê Macris, Paula Lemos, Hugo Resende Filho e Itamar Borges<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210601.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento e participantes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210602.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A maioria dos municípios da Região Administrativa de Barretos teve indicadores de escolaridade superiores à média do Estado de São Paulo, com destaque para os municípios de Colômbia, Pirangi, Taiúva e Vista Alegre do Alto, que registraram atendimento de 100% às crianças de 4 e 5 anos na pré-escola.

O Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) foi divulgado na tarde desta segunda-feira (16/10), na Câmara Municipal de Barretos. O estudo é reconhecido pela ONU e aponta a qualidade de vida nos 645 municípios do Estado.

Segundo o deputado Itamar Borges (PMDB), o indicador acaba criando uma competição saudável entre as cidades. "As informações fazem com que os prefeitos e os secretários busquem mecanismos, ações, sugestões e contribuições pra melhorar a condição do município", afirmou.

Para o deputado Sebastião Santos (PRB), os dados revelam preocupação. "A nossa região não teve crescimento financeiro, mas teve crescimento da mortalidade infantil. As crianças estão nascendo, e com o passar dos dias as mães estão perdendo essas crianças. Agora com o que nos foi apresentado é preciso reverter essa situação", afirmou.

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Cauê Macris (PSDB), a população deve cobrar medidas a partir das informações divulgadas. "Os dados podem ajudar a cidade de Barretos a sair do grupo 2 e ir para o grupo 1, que é o grupo de elite dos melhores municípios do Estado. O índice deve auxiliar os gestores públicos a usar os recursos da melhor maneira possível", declarou.

Também participou do evento o deputado Orlando Bolçone (PSB).

Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS)

O IPRS monitora a evolução das condições de vida das populações dos municípios.

As informações são fornecidas a cada dois anos aos gestores públicos e podem ser utilizadas para nortear a implementação de políticas públicas em áreas mais vulneráveis. O indicador nasceu por demanda da Assembleia Legislativa de São Paulo e é elaborado pela Fundação Seade. O estudo, realizado com registros oficiais administrativos, é estritamente técnico e trabalha com um número maior de variáveis, que permite melhor detalhamento das informações.

Confira o IPRS 2016 em Barretos:

www.al.sp.gov.br/arquivos/iprs/2016/Barretos.pdf

Fotos do evento:

https://www.flickr.com/photos/151699297@N08/albums/72157687414848190

alesp