Projeto para acelerar a busca de crianças desaparecidas é aprovado na CCJ
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação aprovou na quarta-feira (18/10) parecer favorável ao programa "Alerta de Vida: Socorro Estadual para Menores " AVISEM" que tem como objetivo aprimorar o procedimento de recuperação de crianças e adolescentes desaparecidos no Estado.
O Projeto de Lei 874/2017, de autoria do deputado André Soares (DEM), sugere a interrupção imediata da programação de rádio e TV para que seja veiculado o alerta de desaparecimento. Além disso, a proposta é que o alerta seja emitido também em operadoras de telefonia e monitores multimídia localizados nas estações ou nos vagões do Metrô e da CPTM.
Soares disse que o programa foi criado com o objetivo maior de salvar vidas. "É alarmante o número de crianças e adolescentes desaparecidos no Estado de São Paulo e queremos com este projeto que essas pessoas sejam encontradas o mais rápido possível e retornem ao seu lar", afirmou. "Esse alerta é uma tendência nos países de primeiro mundo, como os Estados Unidos, e é mais uma ferramenta na localização de pessoas."
A presidente da comissão, deputada Célia Leão (PSDB), destacou a importância da aprovação da proposta. "Trata-se de uma política pública estadual para nossas crianças e jovens. Cerca de 15% desaparecem no Estado de São Paulo e precisam ser reconduzidos para as suas famílias."
Saúde
A criação da política estadual de apoio às Vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) também foi discutida durante a reunião. Propondo garantir as ações necessárias ao atendimento e ao tratamento das vítimas de AVC, o PL 219/2017, da deputada Célia Leão, teve parecer favorável. "Antigamente, os jovens não sofriam AVC. Hoje, os casos aumentaram. Precisamos de uma política pública que olhem com mais atenção para essas situações", ressaltou.
Estiveram presentes na reunião, além dos citados, os deputados Marcos Zerbini (PSDB), Geraldo Cruz (PT), Afonso Lobato (PV), Gilmaci Santos (PRB), Marta Costa (PSD), Márcio Camargo (PSC), Antonio Salim Curiati (PP), Davi Zaia (PPS), Clélia Gomes (PHS) e Vaz de Lima (PSDB).
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições