Índice Paulista aponta melhora na educação da região de Itapeva

O IPRS é elaborado pela Fundação Seade em parceria com a Assembleia Legislativa de SP
19/10/2017 13:04 | Da Redação

Compartilhar:

Apresentação do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IRPS) em Itapeva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210799.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Apresentação do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IRPS) em Itapeva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210801.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Apresentação do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IRPS) em Itapeva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210802.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Apresentação do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IRPS) em Itapeva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210803.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Região Administrativa de Itapeva registrou aumento no indicador que mede a escolaridade dos municípios, que ficou acima da média estadual. Os dados foram apresentados por deputados estaduais e técnicos da Fundação Seade, nesta quinta-feira (19/10), na Câmara Municipal de Itapeva. As informações são do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), um indicador reconhecido pela ONU, que aponta a qualidade de vida nos 645 municípios do Estado. A taxa de atendimento escolar de crianças de 4 e 5 anos na região aumentou de 95,5% para 100%.

"Temos a responsabilidade de melhorar e de atuar na região. O índice nos orienta, nos mostra quais são as prioridades, quais as políticas públicas que devem ser implementadas e quais os setores que merecem o maior cuidado. É uma ferramenta que ajuda os administradores, disse o deputado Doutor Ulysses (PV).

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Cauê Macris (PSDB), explicou que, por se tratar de uma região muito nova, criada em 2007, Itapeva encontra-se em ascensão dentro de todos os eixos de crescimento. "Isso é muito positivo. Agora, claro, precisa melhorar. Com o IPRS, o Legislativo paulista quer oferecer a todos os gestores a possibilidade de investir corretamente para que o dinheiro público seja bem aplicado e gere o que a população precisa".

Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS)

O IPRS monitora a evolução das condições de vida das populações dos municípios.

As informações são fornecidas a cada dois anos aos gestores públicos e podem ser utilizadas para nortear a implementação de políticas públicas em áreas mais vulneráveis. O indicador nasceu por demanda da Assembleia Legislativa de São Paulo e é elaborado pela Fundação Seade. O estudo, realizado com registros oficiais administrativos, é estritamente técnico e trabalha com um número maior de variáveis, que permite melhor detalhamento das informações.

Confira o IPRS 2016 em Itapeva: https://www.al.sp.gov.br/arquivos/iprs/2016/Itapeva.pdf

Fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/151699297@N08/albums/72157686340658602

alesp