Recuperação do museu de Rio Claro


19/10/2017 14:58 | Da assessoria do deputado Aldo Demarchi

Compartilhar:

Geraldo Voluntário, Daniela Ferraz, Aldo Demarchi e José Luiz Penna  (Foto: Joca Duarte)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210806.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Aldo Demarchi acompanhou na última terça-feira (17/10) a secretária de cultura de Rio Claro, Daniela Martinez Figueiredo Ferraz em uma audiência com o secretário de cultura do Estado, José Luiz de França Penna. Na pauta, foi destacada a ajuda na recuperação do acervo e do mobiliário do Museu Histórico e Pedagógico Amador Bueno da Veiga, cujo prédio foi praticamente destruído por um incêndio em 2010 e está em fase final de reconstrução.

O vereador Geraldo Voluntário, que integra a bancada local do Democratas, participou do encontro. Segundo Daniela Ferraz, o secretário Penna se colocou à disposição para ajudar na execução de um projeto para o restauro das obras que fazem parte do museu, além de oferecer técnicos que irão qualificar pessoas para higienização das peças. "Também será elaborado em parceria um projeto pedagógico para o museu e para obtenção de mobiliário, climatização e iluminação para o edifício", acrescenta a secretária municipal de Cultura.

Outro assunto discutido foi a inclusão do município no circuito cultural paulista. Com o apoio do deputado Aldo Demarchi, o secretário Penna assumiu o compromisso de colocar Rio Claro na lista de cidades contempladas com atividades. "Há muitos anos, não recebemos atrações do circuito, nem a virada cultural, nem a viagem literária, que são programas desenvolvidos pelo Governo do Estado", observa Daniela.

Na audiência, também foi solicitada a ampliação dos números do Festival Paulista de Circo, evento do Estado que recentemente aconteceu durante um dia em Rio Claro.

alesp