Índice Paulista aponta melhora nos indicadores econômicos da região de Bauru

O IPRS é elaborado pela Fundação Seade em parceria com a Assembleia Legislativa de SP
20/10/2017 12:36 | Da Redação

Compartilhar:

Vinicius Schurgelies, Cauê Macris, Celso Nascimento e José Carlos Augusto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211002.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vinicius Schurgelies, Cauê Macris, Celso Nascimento e José Carlos Augusto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211003.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Apresentação do Índice Paulista de Responsabilidade Social de Bauru<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210901.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Apresentação do Índice Paulista de Responsabilidade Social de Bauru<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210902.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Apresentação do Índice Paulista de Responsabilidade Social de Bauru<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210903.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Apresentação do Índice Paulista de Responsabilidade Social de Bauru<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210904.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Região Administrativa de Bauru registrou aumento nos indicadores que medem a riqueza dos municípios. O índice capta, ao mesmo tempo, a riqueza do município e a renda familiar. Os dados foram apresentados por deputados estaduais e técnicos da Fundação Seade, nesta sexta-feira (20/10), na Câmara Municipal de Bauru. As informações são do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), um indicador reconhecido pela ONU, que aponta a qualidade de vida nos 645 municípios do Estado.

O deputado Celso Nascimento (PSC) afirmou que o indicador dará aos prefeitos e secretários a possibilidade de melhorar o que hoje é considerado mais fraco.

"O IPRS é um orientador. Cada gestor terá a possibilidade de analisar a fragilidade de sua cidade. Com essas informações ele poderá concentrar naquele ponto para investir para o que o seu município supere hoje o que está sendo necessário.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Cauê Macris (PSDB), afirmou que o índice auxilia, principalmente, as cidades menores. "Normalmente as grandes cidades tem uma estrutura administrativa muito mais bem elaborada e que garante que os investimentos sejam mais planejados. Os pequenos acabam ficando restritos a sensibilidade por parte dos governantes".

Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS)

O IPRS monitora a evolução das condições de vida das populações dos municípios. As informações são fornecidas a cada dois anos aos gestores públicos e podem ser utilizadas para nortear a implementação de políticas públicas em áreas mais vulneráveis. O indicador nasceu por demanda da Assembleia Legislativa de São Paulo e é elaborado pela Fundação Seade. O estudo, realizado com registros oficiais administrativos, é estritamente técnico e trabalha com um número maior de variáveis, que permite melhor detalhamento das informações.

Confira o IPRS 2016 em Bauru: https://www.al.sp.gov.br/arquivos/iprs/2016/Bauru.pdf

Fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/151699297@N08/albums/72157687556215240

alesp