Fundador da Jovem Pan é homenageado na Assembleia Legislativa


20/10/2017 19:01 | Da Redação - Foto: José antonio Teixeira

Compartilhar:

Mesa e público do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210992.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento e público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210994.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210995.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antonio Augusto Amaral de Carvalho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210996.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cauê Macris, Tuta e Margot Carvalho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210997.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Campos Machado <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210998.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210999.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Campos Machado, Cauê Macris e Antonio Augusto Amaral de Carvalho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211000.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211001.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa sediou na quinta-feira (20/10), uma homenagem a Antonio Augusto Amaral de Carvalho, conhecido como o "seo Tuta", empresário e radiodifusor responsável pela fundação da Jovem Pan e pela revelação de vários nomes da televisão e do jornalismo brasileiro. O evento foi uma iniciativa do deputado Campos Machado (PTB).

"O Tuta é um plantador de sementes e de sonhos. Essa homenagem é para eternizar o reconhecimento da Assembleia Legislativa pelo homem que mudou a história do rádio", disse Campos.

"Ele é mais que merecedor porque é responsável pela criação de um dos maiores sistemas de rádio do Brasil, além de tudo que fez e faz pela comunicação no nosso país", disse o presidente da Assembleia, deputado Cauê Macris (PSDB). A homenagem de mérito legislativo é uma iniciativa da mesa diretora da Casa e passa pela aprovação dos 94 deputados estaduais.

Tuta afirmou ser uma honra receber a homenagem dos deputados: "Me contagiou muito ser honrado por esta casa legislativa, pelos deputados que foram eleitos pelo povo e hoje nos representam. Nestes oitenta anos de profissão, nós buscamos fazer sempre o melhor, procuramos fazer uma televisão que se espelhava na família, e acho que conseguimos porque o que foi construído deixa memórias até hoje".

O empresário e jornalista recebeu uma placa de prata e um diploma, além do colar de honra ao mérito legislativo do Estado de São Paulo.

Trajetória

Tuta nasceu em 28 de abril de 1931, em São Paulo, e aos 18 anos começou a trabalhar na rádio Panamericana, que fazia parte do grupo Record. Em 1953 ajudou o pai, Paulo Machado de Carvalho, a criar a terceira emissora paulista, a TV Record.

Recebeu os prêmios Roquette Pinto, Ícones da Comunicação, da Associação Brasileira das Agências de Publicidade, e o prêmio da crítica da Associação Paulista de Críticos da Arte pelo livro "Ninguém faz Sucesso Sozinho".

O diretor da Jovem Pan, João Carlos Pereira da Silva, relembra o trabalho de Tuta no grupo: "Na década de 60, o Seu Tuta assumiu o comando da Jovem Pan, e foi na copa do mundo de 1966 que ele fortaleceu a equipe esportiva e iniciaram as transmissões da Jovem Pan, a qual segue uma trajetória de qualidade e prestação de serviço até hoje".

O empresário lançou e promoveu nomes como Joseval Peixoto, Osmar Santos, Fausto Silva, José Silveiro, Flávio Prado, Milton Neves e Nilson César.

alesp