Assembleia recebe exposição em comemoração ao Dia do Aviador


23/10/2017 16:01 | Da redação - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Helicóptero Águia 23<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211083.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Helicóptero Águia 23<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211108.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Medalhas entregues durante à homenagem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211089.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Equipamentos em exposição<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211090.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Equipamentos em exposição<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211091.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia sediou, na segunda-feira (23/10), exposição de equipamentos de segurança utilizados nas operações de resgate pelo Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo (GRPAe). A mostra faz parte das comemorações pelo Dia do Aviador, celebrado em 23 de outubro. O helicóptero Águia 23, o mais novo componente da frota, permaneceu pousado no estacionamento da Assembleia.

A frota também possui um avião king Air, de sete lugares, usado para transportar autoridades e também para levar a equipe de bombas; dois helicópteros Schweizer, de instrução, um Agusta, para a Polícia Ambiental, e 23 helicópteros Esquilo, que fazem rodízio para atender as ocorrências na cidade de São Paulo, com sede no Aeroporto Campo de Marte e nas 10 bases espalhadas em todo o Estado, localizadas nas cidades de Praia Grande, São José dos Campos, Campinas, Piracicaba, Sorocaba, Bauru, Ribeirão Preto, Araçatuba, São José do Rio Preto e Presidente Prudente. O Águia 12 é o primeiro e está em atividade desde 1978.

"É importante que a população saiba que o resgate não se resume apenas ao transporte para o hospital, pois há uma UTI móvel dentro da unidade Águia. Muitas vezes, as pessoas acham que a aeronave está demorando para decolar, mas antes é preciso estabilizar a vítima, dar os primeiros atendimentos para, então, levantar vôo", explicou o Major PM Giulliano Torres da Silva.

A exposição exibiu também equipamentos operacionais usados pelos policiais militares do GRPAe nas aeronaves. Entre eles, cordas para rapel; cestos de salvamento para retirada de vitimas utilizados nos resgates em casos de enchentes e incêndios; puçá, para salvamento de vítimas no mar; maca de salvamento; mochilas de 4 cores, cada uma com material voltado para atender a diferentes tipos de traumas sofridos pelas vítimas; e equipamento de imobilização para crianças e para adultos.

alesp