Empenho por melhorias na saúde do Vale Histórico


24/10/2017 14:54 | Da assessoria do deputado Afonso Lobato

Compartilhar:

Padre Afonso e Sandra Tutiashi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211161.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em reunião realizada em Taubaté no dia 20/10, entre o deputado Padre Afonso Lobato e a diretora regional de Saúde (DRS 17), Sandra Tutihasi, foram definidas  diversos encaminhamentos para pendências relativas à saúde na RM Vale.

Motivo de reclamações dos municípios em recente visita do deputado ao Vale Histórico, a redução de ofertas de vagas no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Lorena, foi questionada pelo deputado. Segundo a diretora, as excessivas faltas dos pacientes às consultas e exames agendados, levou à essa redução da quota destinada àqueles municípios.

"Além do absenteísmo acima de 30%, o AME também não estava cumprindo suas metas. Por isso o recurso foi reduzido pela metade e remanejado para atender a região de Taubaté", disse Padre Afonso. Ainda segundo a diretora da DRS 17, sendo o AME um equipamento do Estado, deveria estar disponível também aos demais municípios, caso seja necessário.

Ela disse, no entanto, que a situação será revertida em breve com a retomada do volume de atendimentos anterior, desde que os municípios assumam o compromisso de reduzir o número de faltas aos procedimentos agendados e o AME cumpra as metas.

A reunião também abordou a recente decisão da DRS de São João da Boa Vista, de suspender o atendimento de saúde mental para pacientes que eram encaminhados para Itapira, ficando esse serviço restrito à Santa Casa de Aparecida e ao Hospital Universitário, em Taubaté.

"Essa situação só será melhorada caso sejam incluídos Caraguatatuba e Cruzeiro como referências de saúde mental e se revertermos a decisão de fechar Itapira", disse o deputado.

alesp