Comissão recebe diretores do Hospital das Clínicas


24/10/2017 21:18 | Da Redação - Foto: Raphael Montanaro

Compartilhar:

Mesa da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211205.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211207.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Antônio José Rodrigues Pereira, José Otavio Costa Auler e Cezinha de Madureira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211210.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cezinha de madureira presidiu a comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211209.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Autoridades e público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211208.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Saúde recebeu nesta terça-feira (24/10) o presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, José Otavio Costa Auler Jr., e o superintendente da instituição, Antônio José Rodrigues Pereira. As autoridades foram ouvidas sobre as condições de funcionamento do hospital.

José Otavio falou sobre a importância do apoio recebido da Assembleia Legislativa. "O apoio da Alesp e da bancada de deputados é essencial para o Hospital das Clínicas, principalmente em casos de aquisição de equipamentos. O orçamento é apertado e a demanda tem aumentado cada vez mais. Pedimos que esse suporte da Casa continue acontecendo", disse.

De acordo com os dados apresentados, o Hospital das Clínicas é responsável por 11% das internações do Estado de São Paulo e 2,8% em nível nacional. São realizados por ano, em média, 1,4 mil consultas ambulatoriais, 49 mil cirurgias, 200 mil atendimentos emergenciais, 15 milhões de exames e 1 bilhão de imagens de diagnósticos.

Segundo o superintende da instituição, Antônio José Pereira, a satisfação dos pacientes atendidos pelo hospital está perto dos 96%. "Nós estamos em constante aprendizado e análise sobre os 4% que não estão satisfeitos. A meta é buscar sempre o aprimoramento", afirmou.

Os representantes da unidade de saúde afirmam que recentemente os investimentos resultaram na informatização dos sistemas e na melhora da infraestrutura. "Nós providenciamos a ilumi­nação de todo o entorno do hospital", diz Pereira. A revitalização de áreas do hospital e a aquisição de equipamentos foram apontados como os próximos projetos da instituição.

O deputado Carlos Neder (PT) afirma que é necessária uma atenção maior à contratação de funcionários para o quadro de cargos do hospital. "Ao lado da expansão é preciso pensar na ampliação de cargos do hospital", afirma.

Para o deputado Cezinha de Madureira (DEM), presidente da comissão, o hospital é símbolo de excelência. "É possível detectar o carinho que a equipe do HC tem pelos pacientes e a prontidão de serviço do grupo. Há cerca de dois anos precisamos de um atendimento de urgência na véspera do Natal, fomos muito bem recebidos e o problema foi resolvido", relata.

Requerimentos

Na reunião, foram apresentados dois requerimentos, ambos solicitando prioridade no repasse de recursos para o Hospital das Clínicas. Os parlamentares manifestaram apoio ao pedido do Coletivo Butantã na Luta para realização de uma audiência entre a associação e o secretário David Uip.

Além dos citados, estiveram presentes os deputados Analice Fernandes, Hélio Nishimoto, Marco Vinholi (ambos do PSDB), Doutor Ulysses (PV), Itamar Borges (PMDB) e Milton Vieira (PRB).

alesp