Parlamentares discutem construção de termoelétrica em Peruíbe


24/10/2017 18:24 | Vinicius Moreira - Foto: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

 Luiz Turco, Luciana Castellan, Ana do Carmo, Luiz Fernando Teixeira e José Zico Prado <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211218.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Turco, Luciana Castellan, Ana do Carmo, Luiz Fernando Teixeira e José Zico Prado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211219.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Participantes do encontro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211214.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211216.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Participantes do encontro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211215.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O projeto de construção de uma usina termoelétrica em Peruíbe, litoral sul de São Paulo, foi debatido na terça-feira (24/10) por deputados estaduais, vereadores da região, ativistas e representantes de entidades da região da Baixada Santista. O evento foi organizado pelo deputado Luiz Fernando T. Ferreira (PT), que ouviu moradores sobre as consequências do projeto da usina.

"Querendo ou não, há um jogo político pesado, nós vamos tentar barrar esse licenciamento. O objetivo é propor uma ação de mobilização para mostrar à população quais as reais intenções desse projeto. Convidamos todos os que estão à frente dessa luta para traçar caminhos conjuntos", disse.

Luiz Fernando mencionou o Projeto de Lei 673/2017, de sua autoria, que proíbe o licenciamento, a instalação e a construção de empreendimentos que produzam gases ou elementos químicos formadores de chuva ácida em áreas localizadas a até 20 km de unidades de conservação na Mata Atlântica. "Essa proposta já recebeu parecer favorável do deputado Fernando Capez (PSDB) e deve ser analisada pela Comissão de Meio Ambiente essa semana", afirma. Ele acredita que o projeto será aprovado na Assembleia. "Eu não tenho dúvidas de que a Casa vá aprovar esse projeto. O assunto é de interesse do Estado e tem o apoio de diversos partidos. Trata-se de um crime que se pretende cometer", disse.

Para a vereadora de Peruíbe Luciana Castellan há desconhecimento da população a respeito do projeto. "Quem tem um pouco mais de acesso à informação é contrário à construção da termoelétrica. Por outro lado, estive conversando com moradores da periferia que eram favoráveis ao projeto até eu esclarecer alguns pontos. Em alguns minutos de conversa, eles mudaram de opinião. Esse público precisa de informações mais didáticas", disse.

O deputado Luiz Turco (PT) também vê a falta de informação como um problema. "De fato nós precisamos encontrar um meio de chegar até as regiões mais carentes. Os moradores precisam saber o que vai acontecer com Peruíbe se essa usina for instalada", afirmou Turco, que é membro da Comissão de Meio Ambiente na Assembleia. "Tive a oportunidade de conversar com alguns comerciantes da cidade para entender o que eles acham. A maioria é contrária à instalação da termoelétrica."

Ao final do encontro, os presentes decidiram agendar um debate, em Peruíbe, com a empresa Gastrading Comercializadora de Energia S.A., interessada na instalação do polo de energia. Outras duas propostas foram aprovadas: a realização de audiência pública, também na cidade de Peruíbe, para discutir o assunto com a população e a produção de material informativo para ser distribuído na região.

Também estiveram presentes na reunião os deputados Alencar Santana e Ana do Carmo (ambos do PT).

alesp