Adesão à campanha Todos contra a Hanseníase


25/10/2017 15:26 | Da assessoria do deputado Welson Gasparini

Compartilhar:

Blanche Amâncio, Welson Gasparini, Sandra Souza e Helena<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211309.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Welson Gasparini aderiu na última segunda-feira (23/10) à campanha Todos Contra a Hanseníase, comprometendo-se a divulgá-la através de artigos e pronunciamentos, e buscando o apoio dos demais parlamentares e do próprio governo do Estado. A adesão se deu depois de receber a visita da médica da Sociedade Brasileira de Hanseniologia Helena Lugão, que estava acompanhada pela publicitária Blanche Amâncio e pela empresária Sandra Souza.

Gasparini ficou impressionado com os dados que lhe foram apresentados pelas visitantes mostrando o Brasil como o segundo país do mundo no ranking mundial da hanseníase (atrás apenas da Índia). O país tem cerca de 30 mil novos casos notificados a cada ano, número semelhante à notificação de novos casos de HIV/AIDS.

Conhecida desde os tempos bíblicos como lepra, a hanseníase, que é transmitida através do contato físico, é facilmente tratável e curável. "Temos condições de extinguir a doença e dar condição de vida melhor à nossa população e uma das principais armas contra a Hanseníase é a informação. A população precisa conhecer informações básicas para buscar atendimento médico e acabar com o preconceito contra doentes", explicou o presidente da Sociedade Brasileira de Hanseniologia o professor doutor Marco Andrey Cipriani Frade.

Gasparini louvou a iniciativa dessa campanha expressa em folheto produzido pela própria SBH - que trata desse tema tão complexo de forma lúdica e educativa. O tratamento, simples e gratuito é feito com medicamentos por via oral - sendo distribuídos pela rede pública.

alesp