Carreta do Programa Mulheres de Peito estará no Jaçanã


25/10/2017 15:33 | Da assessoria da deputada Clélia Gomes

Compartilhar:

Clélia Gomes (ao centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211313.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A carreta de mamografia do Programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado de São Paulo, chegará ao Jaçanã no dia 30/10, e permanecerá até o dia 18 /11, no estacionamento do Hipermercado Bergamini (Rua Luiz Stamatis, 431). As mulheres poderão fazer exames de mamografia de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. A solicitação da carreta para a zona norte da cidade de São Paulo foi feita pela deputada Clélia Gomes, moradora da região.

Para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade, não haverá necessidade de pedido médico de mamografia para a realização do exame nas unidades móveis. Pacientes de 35 a 49 anos também poderão realizar os exames, mas desde que tenham em mãos um pedido médico, que pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular.

As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico especializado em ultrassom.

O programa da Secretaria de Estado da Saúde visa a ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de

mamografia pelo SUS em todo o Estado. O projeto tem como objetivo promover um rastreamento contínuo e organizado da doença, visando à detecção precoce de tumores malignos inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma. Apenas os nódulos com mais de 1cm são detectados via autoexame, fase em que são mais difíceis de serem curados.

alesp