Alesp realiza homenagem para diplomatas corporativos


25/10/2017 17:35 | Da redação - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Hiran Castelo Branco, Rubens Barbosa, Fernando Capez, Sérgio Pio Bernardes e Iramaia Kotschedoff <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211365.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Hiran Castelo Branco, Rubens Barbosa, Fernando Capez, Sérgio Pio Bernardes e Iramaia Kotschedoff<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211367.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211368.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Membros da mesa e coralistas do  Somos Iguais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211370.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ney Marques regeu o coral<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211371.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coralista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211372.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Membros da mesa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211373.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coralistas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211374.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em sessão solene realizada na última terça-feira (25/10), a Assembleia Legislativa homenageou o segmento da diplomacia corporativa, atividade exercida por profissionais que gerenciam a política externa de empresas privadas, ONGs, consultorias, entre outros.

O evento foi uma iniciativa do deputado Fernando Capez (PSDB). "Hoje, o mundo não está mais preocupado com guerras formais entre países, a preocupação se dá no desenvolvimento das relações e das interações econômicas e diplomáticas". O deputado acredita que a diplomacia corporativa ainda é um setor em expansão no Brasil. "Há oportunidades nas mais diversas áreas e a diplomacia pode abrir um campo enorme para interação econômica. Precisamos explorar mais isso", diz. Capez informa que a Turquia, por exemplo, recebeu no último ano 35 milhões de turistas; enquanto que o Brasil, cerca de seis milhões.

Para o embaixador Rubens Barbosa, presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (IRICE), esse mercado exige profissionais com qualidades específicas. "Há uma demanda sobre o conhecimento do funcionamento de organismos internacionais e do relacionamento com governos estrangeiros", afirma. "E a diplomacia corporativa é a definição da política externa das empresas por meio de um diplomata que possua características para defender os interesses da empresa".

O evento teve apresentação do coral Somos Iguais "idealizado pela voluntária de causas sociais Daniela Guimarães" e regido pelo maestro Ney Marques.

Estiveram presentes Hiran Castello Branco, vice-presidente da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Sérgio Pio Bernardes, presidente e international Affairs na Brazilian International Business School - Public and Corporate Diplomacy, e a diplomata coorporativa Iramaia Kotschedoff.

alesp