ILP promove curso de formação política


30/10/2017 16:08 | Da Redação - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Hélio Amorim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211719.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto do Legislativo Paulista da Assembleia Legislativa (ILP) realizou, na última segunda-feira (30/10), um curso básico de formação política, no auditório Franco Montoro. O objetivo é disseminar conhecimento sobre o significado da política e o quanto ela permeia a vida das pessoas.

O professor Hélio Amorim, presidente da ONG Brasil Eco Planetário, ministrou a palestra e definiu a política como sendo o exercício do poder que todos possuem para defender interesses sempre coletivos, como a melhoria do bairro, sob o ponto de vista da sociedade. "Um dos motivos fundamentais que despertam interesse nas pessoas é colocar o Estado a serviço da sociedade. Temos exemplos de países que estão conseguindo isso - as mordomias foram todas resolvidas, todos que ocupam cargos públicos entendem que são servidores públicos, diferente do que ocorre aqui no Brasil, onde a sociedade assiste a um festival de benesses, pagas pelo dinheiro público. Está na hora de a sociedade se organizar para acabar com essas mordomias", declarou Amorim.

O curso discorreu sobre a política nas idades Antiga, Média, Moderna e Contemporânea e focou nas ações fundamentais que devem ser desenvolvidas por quem pretende exercer o poder público: articular, organizar e mobilizar.

"Tendo em vista que teremos no ano que vem um ano de eleições, percebemos um interesse considerável das pessoas pelo assunto", disse Thaís Prado Horta, coordenadora pedagógica do ILP.

alesp